Ricardo Araújo quer obras da D. Afonso Henriques financiadas pelo Governo
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães defende que a Escola EB 2 e 3 D. Afonso Henriques, em Creixomil, deve ser incluída na lista de escolas a requalificar com apoio do Governo e eventualmente de fundos europeus. Ricardo Araújo confirmou essa intenção na sessão de sexta-feira da Assembleia Municipal (AM), dizendo não entender por que razão o estabelecimento está de fora da lista de escolas cuja requalificação é considerada urgente ou muito urgente.
“Estivemos a trabalhar para incluir a escola D. Afonso Henriques na lista de escolas com potencial de serem reabilitadas com apoio do Governo e dos fundos europeus. Não compreendo por que razão a Afonso Henriques não tinha sido identificada como uma das escolas com necessidade de requalificação. É evidente essa necessidade. Estamos a tratar do procedimento formal para que a Afonso Henriques possa ser incluída no lista de escolas a reabilitar, mesmo que numa fase seguinte”, proferiu.
O autarca abordou o tema em resposta a uma intervenção do deputado do PSD, Agostinho Lopes, a lamentar o parque escolar “bastante envelhecido e degradado” do concelho, fruto “de décadas de pouco investimento e degradação nos mandatos do PS”, e a questionar as opções de requalificar a Escola Básica e Secundária Santos Simões, inaugurada em 2005, e a EB 2 e 3 João de Meira, alvo de obras anteriores em pleno século XXI, antes da Escola EB 2 e 3 D. Afonso Henriques, cuja aula inaugural decorreu em 25 de outubro de 1982, ou da EB 2 e 3 Virgínia Moura, inaugurada em 1994, em Moreira de Cónegos. “Importa clarificar a lógica de prioridades. A lógica de ação política são essenciais para a credibilidade e confiança dos cidadãos”, realçou o deputado.
A intervenção, motivada pelo ponto da ordem do dia que respeitava à apreciação da atividade da Câmara, até mereceu uma interpelação pela bancada do Chega, pelo deputado do André Almeida, que lembrou ser hábito da AM não discutir assuntos da ordem do dia no período antes da ordem do dia, e um pedido de esclarecimento do PS, com Francisco Teixeira a questionar o deputado social-democrata se teria havido alguma confusão geográfica na sua intervenção, uma vez que considera ser reconhecido que Guimarães tem um dos melhores parques escolares do país.
Além de considerar essencial introduzir a D. Afonso Henriques na lista de escolas a requalificar, Ricardo Araújo defendeu que a Câmara está a trabalhar na requalificação da Escola Santos Simões e que o aviso para a requalificação da João de Meira abriu recentemente. O município está, porém, a “estudar a possibilidade de introduzir alterações ao projeto de requalificação importantes para a melhoria da escola”, disse.
A obra da João de Meira contempla a edificação de um novo pavilhão desportivo, com duas naves, e uma nova biblioteca escolar. Já a requalificação da Santos Simões está incluída na lista de escolas alvo de intervenção urgente ou muito urgente, publicada em 2022, pelo então Governo socialista. Essa lista incluía a EB 2 e 3 de São Torcato, cuja requalificação está concluída, restando apenas completar a do pavilhão desportivo, e a EB 2 e 3 de Pevidém, cuja obra de requalificação, financiada ainda pelo PRR, está em curso.