skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Revolução, vermelho e golo. Três pontos somados no desconforto da vantagem

Bruno José Ferreira
Desporto \ domingo, agosto 13, 2023
© Direitos reservados
Triunfo sofrido do Vitória, na Reboleira, depois de estar com mais um elemento em campo setenta minutos. Jota Silva marcou na sequência de um canto; jogar em vantagem voltou a ser sofrível.

De forma sofrível, num jogo em que esteve setenta minutos a jogar com mais um homem em campo, o Vitória SC entrou a vencer na presente edição do campeonato, ao ganhar na Reboleira por uma bola o Estrela, recém-promovido à 1.ª Divisão após catorze anos. Jota Silva fez, de cabeça, o único golo do jogo na sequência de um campo.

Na ressaca da dolorosa eliminação europeia, Moreno apresentou uma autêntica revolução no onze. Trocou cinco elementos da equipa – André Amaro mudou de ares e Handel cumpriu castigo – sendo que na primeira jornada do campeonato o Vitória SC não teve qualquer reforço no onze. Tomás Ribeiro, Nuno Santos e Butzke nem sequer entraram na convocatória por opção.

Dois momentos acabaram por ser preponderantes para o desfecho do jogo na Amadora: a expulsão de Miguel Lopes ao minuto vinte após uma entrada perigosa sobre Jota Silva; e quase de imediato o golo do Vitória SC na sequência de um canto. Tiago Silva bate o canto, curto ao primeiro poste, Jota Silva faz o desvio letal para o fundo das redes.

Após vinte minutos de equilíbrio, em que nenhuma das equipas se conseguiu superiorizar de forma inequívoca – mesmo com os vários cantos conquistados pelo Vitória SC – no espaço de quatro minutos o conjunto de Moreno ficou numa situação extremamente favorável.

Limitou-se a segurar os três pontos.

Perante este cenário favorável os vimaranenses voltaram a demonstrar problemas evidenciados a época passada, e já esta temporada na eliminatória com o Celje: não sabe estar a vantagem. Foi por isso que, mesmo jogando setenta minutos com mais um elemento em campo, nunca conseguiu assumir o jogo com tranquilidade.

Faltavam soluções à equipa com bola, o esférico era perdido de forma repentina e o último reduto esteve sempre em sentido. O Estrela não construiu grandes lances de perigo, à exceção do não aproveitamento de uma fífia de Varela a cinco minutos dos noventa, é certo, mas a intranquilidade do Vitória SC foi evidente.

Conquista os três pontos, entra a vencer o campeonato fora de portas, mas a prestação esteve longe de ser empolgante por parte do Vitória SC. Seguem-se dois jogos consecutivos em casa, dois dérbis minhotos, frente ao Gil Vicente e ao Vizela.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: