Produtora de cinema Bando à Parte recolhe filmes em DVD para a prisão
Maior empresa de produção cinematográfica do Norte de Portugal, a Bando à Parte está a organizar uma recolha de filmes em DVD para reforçar a videoteca do Estabelecimento Prisional de Guimarães (EPG).
A intenção é “potenciar a diversidade de filmes acessíveis aos reclusos e ajudar no desenvolvimento da cinefilia da comunidade prisional”, ao mesmo tempo que são retomadas “outras ações de exibição e formação” na prisão, esclarece a produtora através de uma publicação nas redes sociais. As doações de filmes em DVD podem ser feitas no Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura (CAAA), equipamento que alberga a Bando à Parte.
Criado em 1989, o EPG abrange as comarcas de Guimarães, Fafe, Cabeceiras de Basto, Felgueiras e Lousada, albergando, neste momento, 68 reclusos.
Responsável pela produção de longas e curtas metragens de ficção, curtas e longas metragens de animação e documentários cinematográficos, a Bando à Parte já viu filmes estreados em alguns dos principais festivais de cinema, nomeadamente Cannes, Veneza e Berlim.