Quarteto de Cordas de Guimarães atua na Polónia e no Vietname
O Quarteto de Cordas de Guimarães, formação musical criada em 2016, que inclui Emanuel Salvador (violino), Luís Cruz (violoncelo), Veronika Taraban (violino) e Emília Goch Salvador (viola), está em digressão até 7 de fevereiro, com concertos na Polónia e no Vietname.
Depois de atuar em Szczecin, cidade polaca junto ao mar Báltico de onde é natural Emilia Goch Salvador, nesta quinta-feira, o quarteto atua em Mieszkowice no sábado, antes de rumar ao sudeste asiático em fevereiro para concertos em Ho Chi Minh, a maior cidade do sul do Vietname, no dia 5, e em Hanói, capital do país, no dia 7.
A tournée no Vietname conta com apoio à internacionalização da Direção-Geral das Artes e integra um projeto artístico especial que assinala o 50.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e o Vietname (1975–2025). O projeto tem como parceiro o destacado músico vietnamita Bao Anh Nguyen, com quem o quarteto partilha palco e criação artística. Em dezembro passado, esta colaboração teve já apresentações em Guimarães.
“Para além dos concertos, a iniciativa inclui uma forte dimensão pedagógica, com a realização de masterclasses nos Conservatórios de Guimarães e de Ho Chi Minh, promovendo a partilha de conhecimento com jovens músicos e reforçando o intercâmbio cultural entre os dois países”, refere a nota do município de Guimarães.
Para além dos concertos, a iniciativa inclui uma forte dimensão pedagógica, com a realização de masterclasses nos Conservatórios de Guimarães e de Ho Chi Minh, promovendo a partilha de conhecimento com jovens músicos e reforçando o intercâmbio cultural entre os dois países.
O Quarteto de Cordas de Guimarães está profundamente envolvido na programação artística do Guimarães Clássico, festival que se realiza anualmente, em agosto.