Público enche Penha para uma rampa em que Hélder Silva foi o mais veloz
Centenas e centenas de aficionados do ronronar dos motores e da aceleração sobre quatro rodas montanha acima, reuniram‐se durante o último fim de semana naquele que é considerado o pulmão verde de Guimarães para a 45.ª edição da Rampa da Penha, marcada pelo recorde de participantes, 72, pela oscilação no estado do tempo, com o sol a bater no asfalto entre os períodos de chuva, o que dificultou a seleção de pneus, e pela vitória categórica de Hélder Silva na Divisão Protótipos A, a categoria rainha do Campeonato Nacional de Montanha, uma das provas organizadas pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).
Campeão nacional em título, o piloto poveiro foi o mais rápido nos 2.780 metros que ligam o centro da Costa ao cume da Penha, superando, a bordo de uma Osella PA 21/S, o concorrente mais direto do campeonato, José Correia, numa Norma FC20, por 8,1 segundos. Nuno Caetano, também em Osella PA 21/S Evo, foi terceiro.
Na Divisão Protótipos B, a vitória coube a Nuno Guimarães, a bordo de um Silvercar S2, enquanto José Rodrigues, num Porsche Carrera 997.2 GT3 CUP, venceu, com alguma surpresa, na categoria GT.
Daniel Pacheco, num Mitsubishi Lancer EVO, foi o vencedor da categoria de Turismo, enquanto Luís Nunes foi o mais rápido na categoria Super Challenge e terceiro mais rápido a nível absoluto. Mário Barbosa foi o mais rápido no grupo SuperChallenge-C, tendo sido quinto da geral, e Luís Silva o mais veloz no SuperChallenge-D.
Concluída a segunda prova da época, o Campeonato Nacional de Montanha prossegue em Trás‐os‐Montes, com a Rampa Porca de Murça, entre 27 e 28 de abril.