PSP detém 37 pessoas antes do Vitória SC – FC Porto
A detenção de 37 pessoas foi o saldo da operação de policiamento em redor do Vitória SC – FC Porto, jogo relativo à 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que os portistas venceram 1-0, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP), em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira na esquadra da Divisão de Guimarães.
Dessas 37 pessoas, 33 foram detidas por participação em rixa. Essa rixa diz respeito a incidentes num estabelecimento da rua Cónego Dr. Manuel Faria, existindo um vídeo difundido pela Internet em que se veem alguns indivíduos vestidos de negro a embaterem com as cadeiras de uma esplanada nas portas. Entre esses 33 detidos, um deles foi também indiciado por tráfico de estupefacientes, devido à posse de cocaína suficiente para 21 doses, e outro por passe de arma proibida, no caso “engenhos pirotécnicos adulterados”.
Outras três detenções respeitam a danos causados em duas viaturas e uma outra a posse de arma proibida, no caso um bastão. “Dos 37 cidadãos detidos, todos foram restituídos à liberdade após as diligências normais. Foram notificados para comparecerem hoje a tribunal”, adiantou Rui Pereira, chefe da área operacional do Comando Distrital de Braga.
O responsável vincou que as detenções se enquadram no fenómeno dos casuals, pessoas que se aproveitam do fenómeno desportivo para incorrer em atos ilícitos, com frequência violentos, à margem dos adeptos que se enquadram nos dispositivos de segurança.
“Há grupos de adeptos que frequentemente evitam ser controlados pelas autoridades policiais. Neste caso, o que aconteceu ontem é que, naquela zona da cidade, já tínhamos feito o acompanhamento do grosso dos adeptos até ao estádio. Este é um segundo grupo de adeptos que evita o contacto com as autoridades policiais”, referiu.
Todas as detenções realizaram-se antes do jogo.