skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Projeto-piloto Bairro C distinguido pela Plataforma Europeia do Património

Redação
Cultura \ sábado, abril 13, 2024
© Direitos reservados
Área entre Couros e Avenida Conde de Margaride reúne várias áreas da ação governativa local, desde a cultura à meta da neutralidade climática, e foi distinguida pela transformação em curso.

A Plataforma Europeia do Património selecionou o Bairro C, em Guimarães, como uma das 10 práticas locais inovadoras em cidades de toda a Europa.

Este anúncio, que surge após uma fase aberta de candidaturas – que contou com 40 participações de 33 cidades e regiões europeias –, destaca o Bairro C, área que se estende de Couros até à Avenida Conde de Margaride, como prática local exemplar no domínio do património cultural, contribuindo também para a transformação ecológica, digital e social da sociedade, refere a nota divulgada pela Câmara Municipal de Guimarães na sexta-feira.

A iniciativa servirá também de base para futuras atividades de desenvolvimento de capacidades da Plataforma Europeia do Património, a começar já este ano, com a realização de visitas de aprendizagem entre pares, cada uma aberta a 20 participantes, em duas cidades selecionadas entre os 10 vencedores.

Em 2025, será organizada uma terceira visita à região do Cáucaso. Cada uma das práticas selecionadas será também apresentada individualmente e em detalhe numa série de artigos que a entidade europeia irá publicar nos próximos meses. Uma variedade de estudos de casos, para além dos 10 selecionados, será ainda apresentada em quatro webinars temáticos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: