Projeto do coletivo SillySeason fomenta criação artística em Guimarães
À sexta edição, a iniciativa “All Tomorrow’s Parties", do coletivo artístico SillySeason, sediado em Lisboa, acontece no Norte de Portugal, mais propriamente em Guimarães. Com o apoio do Centro Cultural Vila Flor e do Teatro Oficina, o projeto oferece “bolsas de criação e disponibiliza espaços de pesquisa, reafirmando que as condições de trabalho são fundamentais para que novas linguagens possam emergir e ganhar representatividade”, descreve a cooperativa A Oficina, em comunicado.
Os resultados das residências artísticas desenvolvidas neste âmbito no Centro de Criação de Candoso são apresentados na sexta-feira, 19 de dezembro (21h00), e no sábado, 20 de dezembro (17h00), no Espaço Oficina, com entrada gratuita até ao limite da lotação disponível. “Estas sessões informais procuram aproximar a comunidade da criação, valorizando o que está ainda por fazer tanto quanto aquilo que já ganhou forma”, acrescenta a cooperativa municipal.
Nesta edição de "All Tomorrow’s Parties", foram selecionados os projetos multidisciplinares da atriz Alice Barbosa (teatro "Rebola, feminista! – 2.0"), da artista visual Catarina Vilaça (vídeo-performance "Conto II"), do ator e criador teatral João Ventura (teatro/performance/cinema "O Fauno"), do artista multidisciplinar Miguel De (cruzamento disciplinar "O Espelho da Alma"), e do músico, criador e escultor de som Pedro Lopes (música/performance auditiva "DISCOrDANCE").
Os artistas selecionados cumprem uma residência de 13 dias no Centro de Criação de Candoso, em Guimarães, período no qual desenvolvem os seus processos num ambiente de total liberdade e com todos os recursos técnicos e humanos disponíveis.
“Assim, "All Tomorrow’s Parties" convida-nos a construir juntos, a experimentar, a partilhar caminhos e a preparar o futuro, porque é na soma das práticas, das vozes e das imaginações que se desenham as verdadeiras festas do amanhã”, finaliza o comunicado, acerca de um projeto que alude à canção homónima, do seminal álbum Velvet Underground & Nico, lançado em 1967.