skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
09 outubro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Programa do "Mês da Economia Verde de Guimarães" decorre até 31 de outubro

Sofia Rodrigues
Economia \ quarta-feira, outubro 08, 2025
© Direitos reservados
Mês dedicado à economia tem como tema “Economia Verde - Sustentabilidade, Território e Futuro”, com debates, workshops e iniciativas até 31 de outubro com vista a um modelo económico mais responsável.

Guimarães promove, ao longo de outubro, o "Mês da Economia de Guimarães", cuja temática principal é "Economia Verde - Sustentabilidade, Território e Futuro". O programa decorre até 31 de outubro, com sessões dedicadas à economia circular, inovação, sustentabilidade empresarial, cibersegurança, cidades inteligentes e modelos de negócio sustentáveis, envolvendo empresas, academia, cidadãos e instituições.

A primeira semana decorre até 9 de outubro e foca-se na "Economia Circular e Regenerativa". No dia 9, entre as 16h30 e as 18h00, na Sala de Conferências do CIAJG – Plataforma das Artes e da Criatividade, realiza-se a sessão “SET.UP IN(DUSTRY)” – terceira edição do Programa de Aceleração e Incubação Industrial. A abertura estará a cargo de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e de Paulo Ramísio, Presidente da Tecminho. Segue-se a apresentação do programa por Marta Mota Prego, Chefe de Divisão de Desenvolvimento Económico, o pitch das startups selecionadas e o debate “Startups e indústria: parcerias para o sucesso”, com Filipe Soutinho. O encontro termina com um momento de networking coffee.

Entre 13 e 17 de outubro realiza-se a "Semana Techstars", dedicada à Inovação e Startups, sob o tema "Novos modelos de negócio para uma economia sustentável". As atividades decorrem na Blackbox do CIAJG, entre as 09h00 e as 18h00. No dia 14, entre as 09h30 e as 12h30, no Laboratório da Paisagem, terá lugar um workshop de ativação empresarial centrado em como as empresas podem contribuir para “Guimarães 2026 – Capital Verde Europeia”, com uma metodologia participativa para mapear ações e prioridades. No dia 15, entre as 14h30 e as 16h30, no CNIG – Centro de Negócios e Inovação de Guimarães, realiza-se a sessão “Confiança e Transparência na Economia: do RGPD à Proteção de Dados”, com intervenções de João Fraga de Castro, advogado especialista em direito empresarial, fiscal e laboral, e de Cesar Ribeiro, vice-presidente da AP2SI e da Sincronideia. O dia 16 reserva o “Business Drink” sobre Cibersegurança e a norma NIS2, no UNU-EGOV, entre as 17h30 e as 19h30, com intervenção de André Correia de Sousa, diretor de Cibersegurança na Deloitte, seguido de networking.

De 20 a 24 de outubro, a programação será dedicada à "Transição Verde e Sustentabilidade Empresarial", integrando ações voltadas para a capacitação e práticas empresariais mais sustentáveis.

A última semana, entre 25 e 31 de outubro, será dedicada às "Cidades Inteligentes e Sustentáveis", com atividades no Bairro 1128 centradas na utilização da tecnologia e dos dados para transformar territórios e cidades de forma mais equilibrada e eficiente.

Recorde-se que, nas edições anteriores, o "Mês da Economia de Guimarães" teve como temas centrais, em 2023, "Inovação e Fábrica do Futuro", destacando a transformação digital e tecnológica, e, em 2024, "Motores da Economia – Net Zero, Criatividade e Inovação Colaborativa", com foco na neutralidade carbónica e na inovação em rede.

O programa completo pode ser consultado online.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124