skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 julho 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Presidente do I3BS no topo dos investigadores em Portugal

Sofia Rodrigues
Ciência & Tecnologia \ quinta-feira, julho 24, 2025
© Direitos reservados
Rui Reis, presidente do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (I3BS) da UMinho, foi considerado o cientista mais influente do país no “Best Scientific Rankings 2025”

Rui L. Reis, presidente do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (I3BS) da Universidade do Minho (UMinho), foi distinguido como o cientista mais influente de Portugal no ranking internacional "Best Scientific Rankings 2025", elaborado pela plataforma Research.com. O ranking, divulgado esta semana, coloca-o no topo da ciência nacional com 1670 publicações, 89.596 citações e um "D-index" de 145, evidenciando o seu contributo de excelência nas áreas de biomateriais, engenharia de tecidos e medicina regenerativa.

A Universidade do Minho destaca-se ainda com 58 cientistas incluídos no ranking, sendo 15 deles pela primeira vez, e lidera em quatro áreas disciplinares a nível nacional: Rui L. Reis em Ciência dos Materiais, Nuno Sousa em Neurociências, José A. Teixeira em Química e Joana Azeredo em Microbiologia. Esta última conquista também coloca a UMinho como a instituição mais representativa em Microbiologia no país.

A Escola de Engenharia da UMinho é a mais representada, com 26 investigadores listados, entre os quais António M. Cunha, Paulo Lourenço e Rosário Oliveira. Seguem-se a Escola de Ciências com 10 nomes, o I3BS com sete, a Escola de Medicina com cinco, a Escola de Psicologia com cinco, a Escola de Economia, Gestão e Ciência Política com três, e o Instituto de Educação com dois.

O ranking da Research.com avalia anualmente o impacto e o volume das publicações científicas através de dados bibliométricos das plataformas OpenAlex e CrossRef, baseando-se no “D-index”, uma variação do conhecido “H-index” aplicada por área científica.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124