
Prazo para contributos ao PDM de Guimarães estendido até 10 de agosto
A Câmara Municipal de Guimarães aprovou, na reunião extraordinária realizada esta quarta-feira, dia 16 de julho, o alargamento do prazo para entrega de contributos no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). A nova fase de participação decorrerá entre 28 de julho e 10 de agosto.
Segundo as informações anteriormente divulgadas pelo Município, o prolongamento justifica-se pela chegada de um número significativo de pedidos fora do prazo anteriormente estipulado. A medida tem como objetivo permitir que esses contributos, assim como outros que possam ainda surgir, sejam devidamente analisados antes da finalização do plano. A expectativa da autarquia é que o plano possa ser aprovado até setembro, permitindo a sua entrada em vigor ainda este ano, uma vez que, segundo a mesma, o processo está tecnicamente consolidado e a extensão do prazo não comprometerá a sua conclusão.
De salientar que a decisão foi aprovada por maioria, registando-se a abstenção da coligação PSD-CDS/PP, que tem vindo a criticar o tempo prolongado que o processo tem levado. Desde que a revisão foi iniciada, vários elementos da oposição têm alertado para os efeitos negativos que os sucessivos adiamentos podem ter tido, nomeadamente no investimento privado e na criação de novas áreas habitacionais no concelho.