skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
01 fevereiro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Polo da UNU em Couros recebe sessão inaugural do 10ª Eco Parlamento

Redação
Educação \ sexta-feira, janeiro 31, 2025
© Direitos reservados
Integrada no programa Pegadas, da Câmara Municipal de Guimarães e do Laboratório da Paisagem, a sessão decorre no sábado e inclui uma formação sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV) recebe este sábado, dia 1 de fevereiro, os 32 alunos participantes da 10.ª edição do Eco-Parlamento, evento promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem dedicado à área da sustentabilidade ambiental.

Nesta primeira sessão, que decorrerá entre as 9h30 e as 12h30, será dinamizada pela UNU-EGOV uma ação de formação na área dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através de um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas que facilitem a compreensão dos ODS e o caminho para os atingir, naquele que será o primeiro contacto entre os alunos participantes, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, provenientes de várias escolas.

No final, os 32 alunos esperados nesta sessão receberão um certificado de participação e uma fotografia instantânea de recordação junto à bandeira da Nações Unidas.

Refira-se que o Eco-Parlamento é a atividade âncora mais emblemática do programa Pegadas e procura estimular o debate entre crianças e jovens sobre o desenvolvimento sustentável, identificando desafios ambientais do território que habitam e propondo soluções sustentáveis através de sessões de debate, que decorrem ao longo do ano. No final é votado o melhor projeto.

A UNU-EGOV tem colaborado nas edições mais recentes com os promotores do Eco Parlamento, recebendo os alunos e professores nas suas instalações, na zona de Couros, em Guimarães. Esta sessão constitui uma oportunidade para promover a missão da UNU e das Nações Unidas, consciencializar para a relevância de um desenvolvimento sustentável e, simultaneamente, estimular as crianças e jovens a ambicionar uma carreira numa organização internacional.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #86