Pinheiro já anuncia as Nicolinas, mas ainda se espera uma “noite em grande”
O Pinheiro Nicolino, símbolo do arranque das Nicolinas, já se encontra cravado junto ao Monumento Nicolino. Cumpriu-se parte da tradição e, mesmo sem que o cortejo venha a ter os moldes tradicionais, o Pinheiro já está no seu lugar tradiiconal.
Perante as condicionantes impostas pela pandemia para a realização do cortejo do Pinheiro, comemorada na noite de 29 de novembro, a Comissão de Festas que se encarrega pela preparação de todos os eventos Nicolinos respondeu de forma adaptada-.
Apesar de estarem inibidos de realizar o cortejo que geralmente aglomera milhares de pessoas, a Comissão quis manter a tradição e cortou, durante esta manhã, a árvore para a levar diretamente até ao local de enterro.
Em declaração ao Jornal de Guimarães, Tiago Fernandes, partilha que o mais importante era o gesto simbólico de enterrar o pinheiro e que quanto ao cortejo espera que seja “uma noite em grande” conciliada com “respeito” da parte dos vimaranenses. “Esperamos que logo à noite as pessoas tenham respeito por todo o trabalho que tivemos até hoje, que usem máscara para que tenhamos todas as condições possíveis para não propagar mais o vírus e espero que seja uma noite em grande”, refere o presidente da Comissão de Festas.
*com Tiago Mendes Dias.