skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
12 dezembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Pevidém vai ser palco da nova residência artística do ExcentriCidade

Redação
Cultura \ quarta-feira, dezembro 10, 2025
© Direitos reservados
As inscrições estão abertas até ao dia 15 de dezembro para pessoas com ou sem experiência.

Pevidém vai acolher a nova residência artística "Os Ritmos da Comunidade – O Ritmo e Suas Variações", promovida pelo ExcentriCidade – Outros Palcos, Mais Cultura. As inscrições para iniciativa estão abertas até dia 15 de dezembro a participantes entre os 18 e os 99 anos, com ou sem experiência.

Segundo a informação avançada pela Câmara Municipal de Guimarães, o objetivo da iniciativa “é simples e ambicioso”: “criar um espetáculo onde o ritmo funciona como passaporte para a imaginação, para a partilha e para a construção de algo novo”. Por outras palavras, “a proposta artística parte da ideia de despertar ‘ritmos adormecidos’ da comunidade, transformando experiências, vivências e expressões individuais num projeto coletivo”.

Durante a residência, vai ser criada uma pequena orquestra comunitária, que “integrará percussões, instrumentos tradicionais e sonoridades menos convencionais, convocando também grupos e artistas locais de várias áreas, da dança às artes performativas”. 

Os ensaios vão desenrolar-se na Junta de Freguesia de Pevidém e as inscrições estão abertas até 15 de dezembro. A participação é gratuita e acessível a todos os que desejem integrar o projeto. 

O resultado do trabalho desenvolvido durante a residência artística vai ser desvendado ao público num espetáculo final, marcado para o dia 20 de dezembro, às 15h30, no jardim da Praça Francisco Inácio. Note-se que a residência artística de Pevidém é organizada pelo município de Guimarães e conta com a parceria da Junta de Freguesia de Selho S. Jorge, da associação Sol no Miral e da Sociedade Musical de Pevidém. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #128 - Os representantes do município nas cooperativas