skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 novembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Obra da ligação da Cidade Desportiva ao Reboto já arrancou: quase 2€M

Redação
Sociedade \ quarta-feira, julho 24, 2024
© Direitos reservados
Nova via, de sensivelmente 300 metros, pretende resolver os problemas de tráfego junto ao Parque de Lazer da Cidade Desportiva.

Arrancou esta semana a empreitada de construção da vila de ligação entre a Cidade Desportiva e a rua do Reboto, uma obra que, segundo o município, “de euros permitirá resolver os fluxos de tráfego sentidos naquela zona do concelho”.

Esta intervenção significa um investimento de quase 2 milhões de euros (1.846.695,67€ + IVA), tendo um prazo de execução de 365 dias, ou seja, um ano. A obra foi adjudicada à empresa M. Couto Alves, S.A.

Com este projeto, procura-se atender às necessidades dos moradores e utilizadores, criando uma nova via com passeios e uma rotunda que regule o tráfego no cruzamento da Rua das Casas Novas com a Alameda dos Desportos; um desvio parcial da Rua das Casas Novas para resolver constrangimentos de construções existentes e dificuldades topográficas; a construção de passeio de um dos lados da via, com iluminação pública e valeta verde para captação e drenagem das águas pluviais; uma estrutura verde que sirva como transição entre o Parque da Cidade Desportiva e a zona agrícola; e continuidade e adaptação da ecovia existente à nova via.

A nova via terá um perfil tipo de sete metros de largura, onde num dos lados será possível encontrar uma zona ajardinada de separação entre a via de circulação e o passeio, que ficará voltado para os fundos das moradias existentes. No lado oposto, será construído um talude ajardinado ou muro de suporte em granito da região, que vencerá a diferença de cota entre a nova via e a ciclovia existente, além da área de cultivo.

Recorde-se que esta área conta com diversos equipamentos importantes, como o Parque de Lazer da Cidade Desportiva, a Pista Gémeos Castro, o Complexo de Piscinas, o Colégio Nossa Senhora da Conceição e o Hospital Privado da Luz, que têm tem contribuído para o aumento do tráfego.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #83