O Natal é iluminação na cidade e nas vilas. Mas há mais no sapatinho
Pinheiros a adornar as praças ou embrulhos, bolas e fitas a encimar as ruas, as armações metálicas em forma de Natal estão já ligadas à corrente que lhes dá brilho e cor – no Toural e em vilas como Caldas das Taipas, na praça Doutor João Antunes Guimarães, as árvores irradiam desde terça-feira. Mas a soma dos programas natalícios em território vimaranense extravasa as iluminações na cidade, nas nove vilas e em demais freguesias, pese as restrições associadas à covid-19. De Santa Leocádia de Briteiros até Infantas, cruzando o Ave e o Selho, há presépios, música, encenações, mercados, concursos, animação de rua e até neve artificial.
Cidade de luzes, cidade de vinhos
Ladeada por exemplares mais pequenos de contorno azulado, na ala nascente, a árvore de Natal no Toural ergue-se em luz a cerca de 30 metros de altura. Incandescente desde terça-feira à noite, a silhueta coroa a programação de Guimarães - Cidade Natal, iniciada a 03 de dezembro, com a atuação do Quarteto de Cordas de Guimarães, no Paço dos Duques de Bragança. Foi o primeiro de uma série de 10 concertos que se aventura pelo canto coral, pelo jazz e pela guitarra clássica até ao Concerto de Ano Novo da Orquestra de Guimarães, às 17h00 de 01 de janeiro. Ainda na música, prevê-se o lançamento de uma canção de Natal com o título “O presente és Tu”, de Marco Génio, para o projeto solidário Causas.
Pelo meio, há animação pelas ruas da cidade, cujo início se deu no passado sábado, com um cortejo inspirado em personagens da Disney e a instalação da casa do Pai Natal no Toural. Foi a primeira de 37 iniciativas organizadas em conjunto pela Associação de Comércio Tradicional de Guimarães e pela associação Sol no Miral (Teatro Coelima). A “parada natalícia de encerramento” está marcada para 24 de dezembro.
Pelo meio, há um mercado de vinhos nos claustros do convento de Santa Clara, o edifício que acolhe a Câmara Municipal: De 17 a 19 de dezembro, produtores, distribuidores e garrafeiras vão exibir os seus vinhos num programa que inclui “iniciação à prova”. Além deste programa, o Multiusos recebeu nesta terça-feira a primeira edição do espetáculo “The Cotton Christmas”, com a participação da cantora Aurea.
Um concurso de montras, livros e muita animação
Das nove vilas de Guimarães, todas contempladas com um apoio da Câmara Municipal para a iluminação – 2.000 euros a cada uma -, três têm um programa que ultrapassa, por larga margem, a decoração do espaço público: Caldas das Taipas, São Torcato e Pevidém.
Na margem direita do Ave, o programa da comissão de festas Dar Vida à Vila arrancou formalmente no sábado, com a animação de rua e o concerto do Quarteto de Cordas de Guimarães, no Auditório Mário Rodrigues (EB 2 e 3 das Taipas), estendendo-se pelos fins de semana de 11 e 12 e de 18 e 19 de dezembro, com dezenas de eventos, como a chegada do Pai Natal. A 10 de dezembro, acendem-se as luzes no cenário instalado no antigo mercado. Antes, porém, foi lançado o concurso de montras para dar visibilidade ao comércio da vila termal. Entre 15 e 30 de novembro, inscreveram-se 18 estabelecimentos. A votação para a melhor montra começou a 03 de dezembro e termina a 15.
Cerca de 10 quilómetros a leste, a terra da Romaria Grande celebra o Natal com sete iniciativas – é o maior cartaz de sempre, diz a Junta de Freguesia, entidade organizadora, em colaboração com a Irmandade de São Torcato. Além da iluminação e da árvore, há a chegada do Pai Natal, a distribuição de prendas na EB1 de São Torcato, a distribuição de postais de boas festas pela população e pelo comércio, a apresentação do livro “Contos de Natal”, de Paulo César Gonçalves, um concurso de fotografia e um convívio de Ano Novo.
Pela corrente do Selho abaixo, o verde das margens dá lugar aos dispersos aglomerados habitacionais, ao cinzento das fábricas e ao laranja das chaminés. O arranque da edição de 2021 do Pevidém, Vila Encantada estava previsto para esta quarta-feira, às 15h00, com a parada de Natal no centro da vila, mas a associação Sol no Miral, a cargo da organização, anunciou esta manhã que todo o programa do feriado teve de ser adiado para domingo, devido às condições climatéricas. Esse programa estender-se-ia até às 18h00, com a inauguração das iluminações, a chegada do Pai Natal e as atuações do Grupo Coral Infantil e Juvenil de Pevidém, da Sociedade Musical de Pevidém, do grupo coral e do Orfeão do CCD Coelima. Nesse domingo, está agendada também a animação itinerante, antes do programa encerrar a 08 de janeiro, com a sessão de Cantar de Reis, no auditório da Junta.
De regresso às margens do Ave, em Ronfe, o agrupamento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) está a confecionar pão de ló, bolo-rei ou trança na iniciativa Doces de Natal. As encomendas são possíveis até 18 de dezembro, sendo depois entregues a 24, na sede.
Iluminados, movimentados, em rota: os presépios que há para ver
O presépio é um dos símbolos do Natal, principalmente o cristão. E em três freguesias vimaranenses – Silvares, Santa Leocádia de Briteiros e Santo Estêvão de Briteiros -, a imagem de Maria e José em redor do Menino Jesus será o centro da quadra em espaço público.
Em plena Estrada Nacional 206, a rotunda do Pinheiro Manso é o coração do dezembro silvarense. À semelhança de anos anteriores, a área contígua ao pinheiro-manso reúne 30 figuras de madeira produzidas por todas as coletividades da freguesia. Depois de colocadas no sítio, serão iluminadas. A instalação está já em curso, prevendo-se que o cenário possa estar pronto entre quarta-feira e sábado.
Rumo a norte de olhos na estrela polar, encontra-se uma das atrações natalícias há mais tempo alimentadas no concelho: o presépio movimentado de Santa Leocádia de Briteiros. Ano após ano, o Agrupamento 883 do CNE apresenta centenas de figuras associadas ao nascimento de Jesus Cristo sobre um tapete de musgo, com a água a correr e os moinhos a girarem em redor. Prevê fazê-lo de novo este ano, faltando apenas a anuência da delegada de saúde quanto ao espaço contíguo à igreja, já munido de um plano de contingência.
A leste da Citânia, Santo Estêvão de Briteiros vai mostrar presépios, mas em rota. Organizada pela Comissão da Festa de Santo Estêvão e do Menino, a iniciativa propõe às coletividades da paróquia e até a grupos de residentes que façam cada um o seu presépio. No fim de semana de Natal, os habitantes reunir-se-ão para um itinerário que visita todos os presépios, a toque de caixa.
Mas ainda há mais iniciativas de Natal pelas freguesias de Guimarães. Logo ao lado de Santo Estêvão, o Grupo Cultural e Recreativo de Barco ocupa o fim de semana de 11 e 12 de dezembro com a exibição do filme Polar Express (2004), bem como a visita do Pai Natal e distribuição de presentes no sábado à noite, e ainda um almoço de convívio, às 13h00 de domingo.
Mais a sul, Pencelo realiza todas as atividades no próximo sábado; a partir das 15h30, a iniciativa Pencelo é Natal acolhe, no largo da Igreja, música, teatro, animação, Pai Natal e até neve artificial, com uma organização do Teatro Coelima.
Na vizinhança, terá lugar a Freguesia Natal Fermentões: de 17 a 19 de dezembro, haverá exposições e workshops na escola EB1 do Motelo, numa organização conjunta da Junta de Freguesia e do agrupamento do CNE.
Em Gondar, o pai Natal visita a escola EB1 no dia 17 e circula pelas ruas no dia 18. Um dia depois, há música na encosta da Penha; o Centro Paroquial e Comunitário de Matamá acolhe à tarde, o habitual concerto natalício da freguesia de Infantas.