O Bairro C, em Couros, vale a Guimarães distinção da plataforma UM-Cidades
A Câmara Municipal de Guimarães ganhou o prémio “Municípios do Ano Portugal 2021” para a categoria Norte (mais de 20 000 habitantes) devido ao Bairro C, projeto implementado entre a área de Couros e a avenida Conde de Margaride desde julho de 2020, com o intuito de criar “novas leituras” sobre aquele território outrora fabril, seja a partir de obras de arte, de conferências ou de iniciativas comunitárias.
Presente na entrega dos prémios da plataforma UM-Cidades, ligada à Universidade do Minho, decorrida nesta quinta-feira, no Funchal, o vereador com o pelouro da Cultura realçou que o galardão premeia o “caminho do desenvolvimento” traçado por Guimarães, assente na “ligação da cultura ao território”, com as pessoas como “o centro da ação”.
“Este prémio é uma motivação e responsabilidade acrescida para valorizar e reforçar o projeto Bairro C, enquanto espaço de experimentação, criação e colaboração entre uma rede alargada de instituições, tendo ainda em conta a valorização das candidaturas apresentadas por vários municípios de todo o país”, disse, citado pela autarquia.
O bairro C afirma-se como “laboratório de ideias assente nos pilares da cultura, criatividade, conhecimento e ciência”, sendo espaço para “inovação e experimentação” a nível tecnológico ou estético.
Na categoria intermunicipal, os municípios do Quadrilátero Urbano – Guimarães, Barcelos, Braga e Famalicão – foram premiados pelo festival internacional de artes circenses Vaudeville Rendez-Vous.