skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
08 dezembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Núcleo de Inclusão volta a organizar Claraboia, um “festival de ideias”

Redação
Diversidade & Inclusão \ segunda-feira, dezembro 08, 2025
© Direitos reservados
O Instiuto de Design de Guimarães é o epicentro de um programa que se desenrola entre terça e sexta-feira, com formações, feira de peças e oficina de presentes.

A Claraboia, descrito pelo Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media (NICM) como um festival de ideias, vai decorrer pela quarta vez entre terça e sexta-feira, com um programa multifacetado, que engloba oficina de presentes, uma feira de produtos, formações várias ligadas à neurodivergência, à cegueira e à deficiência, uma sessão fotográfica e um périplo pela cidade.

A partir do Instituto de Design de Guimarães, na Ramada, onde está sediado o NICM, o Claraboia abre com uma oficina de presentes criativos, na tarde de terça-feira, entre as 14h30 e as 17h30, e prossegue na quarta-feira, com um programa mais variado que inclui uma feira de artigos produzidos pela comunidade do Núcleo e por organizações parceiras, entre as 9h30 e as 17h30, no Centro Comercial São Francisco, e três formações no showroom do IDEGUI: uma relativa à compreensão da neurodivergência, da neurodiversidade e do autismo, entre as 9h30 e as 12h30, outra sobre a promoção da autonomia na cegueira, entre as 14h30 e as 15h30, e outra sobre desmistificar a deficiência, num incentivo à valorização das capacidades de cada pessoa, numa visão inclusiva sem preconceitos, entre as 15h30 e as 17h30.

Na quinta-feira, a Claraboia propõe uma sessão fotográfica na Escola Profissional D. Afonso Henriques, entre as 9h30 e as 15h30, com o intuito de mostrar a beleza que há em cada pessoa fotografada. Já o dia de encerramento inclui uma campanha de rua, com mensagens positivas e abraços aos transeuntes, entre as 14h30 e as 17h30.

A Claraboia vai-se realizar no âmbito do projeto “Seeds of Change: Take Yours and Spread it”, que tem vindo a promover a inclusão e a participação ativa de jovens com deficiência na sociedade, apoiado pelo Portugal Inovação Social, através de fundos da União Europeia, e que conta com o investimento social da Câmara Municipal de Guimarães. Este festival de ideias realizou-se previamente em 2018, em junho de 2023 e em dezembro de 2024.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #128 - Os representantes do município nas cooperativas