Novo gabinete de apoio à vítima de violência doméstica abre em Lordelo
Guimarães conta com um novo espaço para apoiar as vítimas de violência doméstica e de género. O gabinete funciona em Lordelo, de segunda-feira a sábado, no espaço comercial E.Leclerc, ao abrigo de um protocolo de cooperação entre a rede de hipermercados e a Câmara Municipal de Guimarães.
Esse mecanismo de apoio prevê ainda a emissão de vouchers de compras para “vítimas em fase de autonomização” – assegura “qualquer tipo de compra exceto bebidas alcoólicas” ou “donativos de produtos a selecionar”, descreve o comunicado da autarquia – e a oferta de emprego em “funções adequadas ao tipo de competências demonstradas” de acordo com a disponibilidade do hipermercado.
A abertura do gabinete enquadra-se no Plano Municipal para a Igualdade de Género do Concelho de Guimarães e contou com as presenças da vereadora da Câmara Municipal de Guimarães para a ação social, Paula Oliveira, da ainda deputada na Assembleia da República Sónia Fertuzinhos, do diretor do E.Leclerc de Lordelo, Fabrice Lachize e da gerente da farmácia que acolhe o gabinete, Renata Silva.