Com mais espaço para estudar, AAUM reabre em Azurém com nova cara
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) deparava-se com uma “identificada e reivindicada falta de espaços de estudo para os estudantes da cidade de Guimarães” e avançou para a transformação da sua sede em Azurém, que teve, no domingo, o seu culminar, com a inauguração da obra de requalificação.
O edifício tem agora capacidade para mais de 100 estudantes, através de uma sala de estudo multiusos, que funciona igualmente como espaço de formações para os núcleos e as para as associações de estudantes dos diferentes cursos. A outra sala está equipada com sofás, micro-ondas e vending machines, podendo servir de espaço para almoço ou lanche. A sede garante ainda espaço de trabalho para a direção e para os funcionários, bem como um estúdio para a Rádio Universitária do Minho. No piso inferior, o Bar Académico vai funcionar de dia e de noite.
Coincidente com os 45 anos da AAUM, a cerimónia contou com o presidente da associação, Duarte Lopes, com o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, com o diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) do Norte, Vítor Dias, e com o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.
Duarte Lopes enalteceu que a nova cara da sede em Azurém contribui para a AAUM “crescer”, enquanto Rui Vieira de Castro classificou a intervenção de “oportuna”.