No primeiro semestre do ano a Vitrus recolheu 3.6mil toneladas de orgânicos
A Vitrus Ambiente recolheu nos primeiros seis meses do ano sensivelmente 3.6 mil toneladas de lixo orgânico, o que se traduz num aumento significativo de cerca de 40% comparativamente com o ano anterior.
Isto implica que entre janeiro e junho de 2024 os vimaranenses separaram mais lixo orgânico do lixo doméstico, verificando-se, então, um aumento de 40% comparativamente com o período homólogo do ano passado.
“Guimarães continua a ser dos municípios mais avançados na recolha de biorresíduos em Portugal, segundo o portal da Deco Proteste que permite monitorizar a implementação de sistemas em que o consumidor só paga o lixo que produz (PAYT)”, dá conta a Vitrus em nota enviada à redação.
“No âmbito do PAYT foram recolhidas 901 toneladas de orgânicos, incidindo principalmente na zona do Centro Histórico de Guimarães. Resultado do alargamento do processo de recolha porta-a-porta em algumas freguesias (Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte e Urgezes) regista-se a maior fatia na recolha de orgânicos, atingindo um total de 2,3 mil toneladas. A recolha de biorresíduos efetuada em restaurantes, cemitérios e escolas soma um total de 477 toneladas”, especifica a empresa municipal.