No Castro Sabroso prepara-se o futuro: Monumento Nacional ficará visitável
Uma “ambição de há muitos anos” da Sociedade Martins Sarmento está a ganhar corpo no Castro Sabroso, em Sande São Lourenço. Este Monumento Nacional está a ser reabilitado e preparado para poder receber visitas de forma cómoda e pedagógica, numa obra que se conta estar pronta em julho.
Antero Ferreira, presidente da Sociedade Martins Sarmento (SMS), destacou esta segunda-feira, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se está a proceder a “uma valorização que se está a fazer de um património fundamental do concelho”. A ideia foi transmitida à margem de um evento organizado pela SMS, que promoveu uma visita ao Castro Sabroso.
A referida visita contou com a presença de várias dezenas de pessoas, entre as quais Adelina Pinto, vereadora municipal, que revelou que o Castro Sabroso "passará a integrar os roteiros turísticos" do concelho, nomeadamente os roteiros escolares.
Gonçalo Cruz, arqueólogo da SMS, explicou que o castro terá duas entradas pedonais em que será possível, através de um mapa, seguir os principais pontos deste monumento, absorvendo informação. O castro estará aberto permanentemente, ainda que a SMS vá “desenvolver um programa de visitas”.
A empreitada foi adjudicada à empresa Era Arqueologia S.A., sendo que no total a intervenção significa um investimento de 218 539,68€, financiado pela Câmara Municipal de Guimarães com o apoio da União Europeia, através do FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020.