Nacional de Corta-Mato: Miguel Moreira e Mariana Machado foram os campeões
Guimarães recebeu este domingo os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, fazendo do Parque de Lazer da Cidade Desportiva e da Pista de Atletismo Gémeos Castro o palco de uma prova que reuniu com centenas de atletas, entre os quais os melhores do país.
Miguel Moreira, um estreante, e Mariana Machado, tetracampeã, foram os grandes vencedores a nível individual, ao serviço do Benfica e do Sp. Braga. A nível coletivo o Benfica sagrou-se vencedor na variante masculina e o Sp. Braga destacou-se na vertente feminina.
A competição, a 101.ª edição do Campeonato Nacional de Corta-Mato, foi organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Braga e da Câmara Municipal de Guimarães.
Em crescendo na modalidade, o Vitória SC conseguiu a sua melhor classificação num campeonato nacional ao ficar 9º lugar, apesar de muitas ausências na linha de partida (João Paulo Fontão que foi o melhor dos vitorianos na Meia-maratona cidade berço, Tiago Freitas e João Tiago Costa) e com Nuno Sousa a ter de abandonar devido a queda e lesão. O atleta galego Pablo Otero foi o melhor atleta dos conquistadores ao conseguir ficar em 22º.
Leonel Alves, atleta da JUNI, sagrou-se vice-campeão em desporto adaptado, tendo sido o ex-atleta Paralímpico Manuel Freitas Mendes a entregar os troféus de desporto adaptado.