Na Xico, discutem-se as várias dimensões do ensino profissional
O arranque do 3.º Período do ano letivo coincide, nesta terça-feira, com o arranque da primeira edição das Jornadas do Ensino Profissional, na Escola Secundária Francisco de Holanda.
O evento prolonga-se por dois dias, discutindo, no primeiro, a “dimensão europeia do Ensino Profissional”, com Gonçalo Xufre da Silva, e as “origens do ensino profissional”, com o seu principal impulsionador, Joaquim Azevedo, ao longo da manhã. Para a tarde, está reservado um painel sobre a ligação ao tecido empresarial, com representantes da têxtil Lameirinho, da metalúrgica Amtrol-Alfa, da retalhista Auchan e de outros grupos. O dia inaugural encerra com uma sessão sobre inteligência artificial, a cargo de Paulo Novais, investigador da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
O segundo e último dia resume-se a duas sessões: a matutina, intitulada “Partilha de Percursos”, conta com testemunhos de docentes da Universidade do Minho e do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, bem como do empresário Fortunato Frederico, da Kyaia.
A vespertina aborda a ligação entre Ensino Profissional e Ensino Superior, com convidados do Instituto Politécnico do Porto, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, do Instituto de Estudos Superiores de Fafe e do Instituto Politécnico de Bragança.
A sessão de encerramento dá-se às 17h00 de quarta-feira, com a presença do secretário de Estado da Educação, António Leite.