
Museu Alberto Sampaio celebra Noite Europeia e Dia Internacional dos Museus
O Museu de Alberto Sampaio vai celebrar a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, a 17 e 18 de maio, com um programa especial de atividades gratuitas. O evento tem início no sábado, entre as 18h00 e as 23h00, com a Noite Europeia dos Museus.
No sábado, o destaque vai para o teatro de sombras "E assim nasceu Guimarães", que conta a história do nascimento da cidade berço de Portugal. A história percorre os lugares e personagens marcantes ligados às origens de Guimarães, com especial atenção ao espaço atualmente ocupado pelo próprio museu. Mais tarde, pelas 18h30 e novamente às 21h30, os visitantes são convidados a participar numa visita diferente "Visita (des)orientada ao Museu". Nesta experiência, uma convidada especial guia o público pelos corredores e pelas coleções do museu, proporcionando momentos de humor e surpresa.
No domingo, as comemorações continuam no âmbito do Dia Internacional dos Museus, com atividades gratuitas a decorrer das 10h00 às 18h00. O teatro de sombras "E assim nasceu Guimarães”"regressa às 11h00, seguido, às 11h30, pela visita guiada "Histórias da nossa
História", que percorre algumas das peças mais emblemáticas do museu, incluindo vários
tesouros nacionais. Na parte da tarde, às 15h00, as marionetas tomam lugar para contar "Como D. João I tomou a Vila de Guimarães", um episódio histórico baseado na crónica de Fernão Lopes. De seguida, às 15h30, decorre uma visita temática intitulada "Tempos de mudança: D. João I e a devoção a Santa Maria da Oliveira", que dá a conhecer os presentes oferecidos pelo rei a Nossa Senhora da Oliveira após a vitória na Batalha de Aljubarrota, peças que estão atualmente expostas na sala de Aljubarrota do museu. A programação continua às 16h30 com o teatro de sombras "Lenda da Oliveira", que explica a origem do nome da Praça, da Igreja e da padroeira de Guimarães, terminando com a
visita "O Tesouro de Nossa Senhora da Oliveira", às 17h00, onde os visitantes poderão apreciar algumas das mais preciosas ofertas feitas à santa ao longo dos séculos.
Com propostas pensadas para o público, o Museu de Alberto Sampaio convida a celebrar a cultura, a história e o património de Guimarães. As atividades têm limite de participantes, pelo que se aconselha a chegada antecipada de forma a garantir lugar.