
Município anuncia concerto solidário de João Pedro Pais a 6 de dezembro
O cantor João Pedro Pais vai atuar no dia 6 de dezembro, às 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, num concerto solidário cuja receita reverterá integralmente para a reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Conceição, classificada como imóvel de interesse público e com origens que remontam ao século XVI.
Intitulado “Improviso", o espetáculo será apresentado em formato acústico e intimista, revisitando alguns dos maiores sucessos do artista “na sua forma mais simples e próxima da essência”. No ano em que lançou o novo álbum de originais, Amigo Improvável, João Pedro Pais promete “uma noite de grande intensidade emocional e cumplicidade com o público”, num concerto que pretende aliar arte e solidariedade em prol da preservação do património vimaranense.
Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira online, nas lojas FNAC, no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e da Criatividade, na Casa da Memória, na Loja Oficina e no Multiusos de Guimarães.
De acordo com o Município de guimarães, o evento insere-se nas iniciativas promovidas pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição para viabilizar o projeto de conservação e restauro da capela, um espaço histórico com forte ligação à vida cultural e religiosa da cidade, nomeadamente à romaria de 8 de dezembro e às Novenas das Festas Nicolinas.
O projeto de reabilitação conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, de paroquianos, cidadãos, entidades públicas e privadas, dos Nicolinos e da Fábrica da Igreja. As intervenções já realizadas incluíram a conservação e restauro dos telhados, paredes, soalhos, torre sineira, sacristia, anexo, painéis de azulejos e altares.
Para concluir a recuperação do edifício, será ainda necessário proceder ao restauro da tribuna, do órgão ibérico do século XVII, da talha dourada e realizar pequenas intervenções complementares. Com o concerto solidário de dezembro, a Paróquia espera dar “mais um passo decisivo” na concretização deste projeto de preservação de um dos espaços religiosos mais simbólicos de Guimarães.
Imagem: @site oficial João Pedro Pais