skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
05 dezembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

"Ainda tenho dúvidas da nossa maturidade. Não podemos deixar de ser nós"

Redação
Desporto \ sexta-feira, março 10, 2023
© Direitos reservados
Técnico projetou "jogo difícil" frente a um Arouca com "equilíbrio em todos os setores", mas disse ter "muita confiança" nos seus jogadores apesar de terem muito caminho a trilhar na sua evolução.

A confiança parece reinar no universo vitoriano: a equipa somou 16 em 18 possíveis na segunda volta e há apelos para uma lotação de 25 mil espetadores no D. Afonso Henriques este sábado, a partir das 18h00, para o embate com o Arouca, da 24.ª jornada da Liga Bwin. Moreno também a tem, mas lembra que o seu grupo tem ainda muito caminho a percorrer, até pela “média de idades”, quando está prestes a entrar no último terço do campeonato, que costuma trazer dificuldades.

“Ainda não temos a maturidade de outros grupos de trabalho, pela média de idades, pelo nosso passado. Temos de colocar bem os pés no chão. Se deixarmos de ser aquilo que temos sido, vamos ter dissabores. Vamos ser apenas avaliados pelo que fizermos amanhã (…) “Mesmo eu tenho dúvidas. Tenho sempre algum desconforto para com o que vou encontrar amanhã [sábado]. O grande ambiente é bom para nós, mas também mexe no adversário. Nunca podemos deixar de ser nós”, disse, na antevisão á partida.

Agradado com o registo de cinco triunfos e um empate a abrir a segunda volta, que impulsionou os vitorianos para o quinto lugar da tabela, com 40 pontos, o técnico avisou que os seus jogadores precisam de “manter o equilíbrio” frente a um adversário que ocupa o sétimo posto, com 34 pontos, tal como o fizeram na série de oito jogos sem vencer, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023.

“Depois de observarmos o adversário, percebemos o porquê de estar na posição em que está e dos pontos que tem. Dou os parabéns ao ‘mister’ Armando Evangelista. A equipa está identificada com todos os momentos do jogo, tem coragem com bola e sem bola sente-se muito confortável. É uma equipa muito rigorosa. Esperamos um jogo muito difícil”, disse, na antevisão à partida de sábado, em Guimarães.

Convencido de que “cada jogo é um jogo”, Moreno desvalorizou o historial dos confrontos entre Vitória e Arouca no Estádio D. Afonso Henriques, que contabiliza dois triunfos para cada lado e um empate, tendo vincado que as “dificuldades” de sábado respeitam ao “Arouca de hoje”, “muito equilibrado em todos os setores”.

Moreno enalteceu ainda o rendimento do ponta de lança Alisson Safira, não só pelos cinco golos nas últimas seis jornadas, mas também pelos “comportamentos” que apresenta em campo.

“No dia em que deixar de ter os comportamentos que a equipa técnica quer, vai deixar de ser opção. Que continue a fazer golos, mas ele não joga só pelos golos que faz”, disse, acerca do brasileiro.

O treinador referiu ainda que o médio André André está convocado depois de ter fraturado o nariz no encontro da ronda anterior, com o Santa Clara (3-1), mas sem “a certeza de que possa ir a jogo”, e lamentou o facto de a lesão do guarda-redes Bruno Varela o afastar mais tempo dos relvados do que o que gostaria.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #85