skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
15 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Meio século de democracia em conferência na SMS este sábado

Redação
Sociedade \ sexta-feira, maio 10, 2024
© Direitos reservados
Historiador e economista António José Telo analisa últimos 50 anos da história de Portugal e projeta os desafios do futuro no país, na Europa e no mundo, no âmbito do ciclo “Conversas em Liberdade”.

A consolidação da democracia pluralista, a implantação do poder local, a crise ecológica ou o desafio demográfico de um país num mundo sujeito a convulsões estarão em discussão em mais uma sessão do ciclo “Conversas em Liberdade”, na Sociedade Martins Sarmento.

A partir das 17h00 deste sábado, o Salão Nobre da instituição acolhe a conferência “Meio século de democracia moderna em Portugal – as vitórias passadas e os desafios presentes”, protagonizada por António José Telo, professor associado e catedrático da Academia Militar, autor de obras nos campos da história, defesa, segurança, economia e relações internacionais.

A exposição do orador reparte-se em três eixos. Um é referente às vitórias da democracia, com a consolidação da democracia pluralista, o fim da guerra e a aproximação aos valores das democracias ocidentais, a adesão ao movimento de integração europeia, a saúde, a educação, o poder local e autonomias insulares, bem como a mudança das mentalidades. Outro respeita aos desafios do futuro, com a modernização e aprofundamento da democracia, a transição verde e a transição digital, a adaptação do sistema social a uma demografia diferente, a integração europeia e o quadro de segurança moderna. Um terceiro acautela os perigos da crise ecológica, a guerra na Europa e no mundo, e o crescimento do caos internacional.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73