skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

"Mautempo em Portugal": CCVF acolhe ópera de “grande dimensão” no sábado

Bruno José Ferreira
Cultura \ quinta-feira, julho 20, 2023
© Direitos reservados
Espetáculo marcado para as 21h30 marca o arranque da quinta edição do Festival de Canto Lírico de Guimarães, que se estende por dois anos, sob organização da Associação Artística Vimaranense (ASMAV).

“Uma pequena temporada de ópera de grande dimensão” está prestes a estrear-se em Guimarães, com o arranque do V Festival de Canto Lírico de Guimarães, promovido pela Associação Artística Vimaranense – ASMAV. Desdobrada em dois anos, esta edição tem o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e também financiamento do governo, através da DGArtes, o que “imediatamente coloca a promoção das duas óperas que vão ocorrer este ano num circuito de referêncial”.

A primeira mostra da tetralogia operática prevista para Guimarães sobe ao palco do Grande Auditório Francisca Abreu – Centro Cultural Vila Flor – já no sábado, depois da estreia ter acontecido em Setúbal. “Mautempo em Portugal” tem direção artística e musical e Jorge Salgueiro num “espetáculo de grande dimensão”, segundo Francisco Teixeira, presidente da ASMAV. “Estamos a falar de um espetáculo operático em que entram uma orquestra inteira, dezenas de figurantes e de membros de coros, vários solistas profissionais, uma encenação profissional”, testemunha.

As expetativas são, portanto, positivas, perspetivando-se que seja algo atrativo para lá dos limites concelhio. “Temos expetativa, vontade e ambição que este seja um espetáculo de atração regional e, se possível, nacional”, refere, apontando ações promocionais no âmbito do quadrilátero urbano. “Teremos cobertura bastante acentuada da RTP 2 e da Antena 2, o que permitirá chegar a público de todo o país”, atira Francisco Teixeira.

Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais (Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória e online), com o preço de 7,50 euros. No âmbito de uma política de bilheteira acessível para todos, há descontos para estudantes, Cartão Jovem, Cartão Quadrilátero, Maiores de 65 anos e Menores de 30 anos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: