Maria Inês Ribeiro no top 30 da indústria da moda entre os menos de 30 anos
Entre os profissionais da indústria da moda na lista 30 under 30 da Drapers para 2023, conta-se o de Maria Inês Freitas Ribeiro, vimaranense de 28 anos que ingressou na Farfetch em 2018 e que, desde setembro de 2022, trabalha como líder na gestão de produto (lead product manager) para a plataforma de comércio online de moda, criada em Portugal, em 2008, por José Neves.
A publicação britânica na área da moda justifica a inclusão com o lançamento de cinco soluções de comércio eletrónico (e-commerce) no modelo de ponta a ponta (end-to-end) para otimizar as receitas da empresa, com o trabalho na aplicação eletrónica nas lojas da Farfetch e a gestão dos clientes que usam a tecnologia dessa plataforma de origem portuguesa, como a Harrods, a Ami e a Off-White.
Em declarações à Drapers, a diretora de produto da Farfetch, Cláudia Santos, descreve Maria Inês Ribeiro como “um talento jovem, cheio de energia e uma grande paixão pela indústria da moda”, que está a guiar a mudança na representação de género naquele campo específico da moda e a moldar o futuro da indústria do luxo.
Mestre em engenharia biomédica pela Universidade de Coimbra, Maria Inês Ribeiro ingressou na Farfetch em 2018, para a equipa de produto, através de um estágio profissional de seis meses, antes de ascender a gestora de produto associada (associate product manager) em 2019 e a gestora de produto em 2021. Em março de 2022, passou a integrar a equipa de Londres.