skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
10 janeiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Luís Pinto: "Pode ser um dia inesquecível para a cidade de Guimarães"

Redação
Desporto \ sexta-feira, janeiro 09, 2026
© Direitos reservados
Treinador adiantou que o dérbi de sábado entre Vitória e Braga, na final da Taça da Liga, é porventura o mais histórico a disputar para provas nacionais. Equipa quer usar emoção em redor a seu favor.

O dia que decide a eventual conquista de um terceiro título nacional pelo Vitória SC aproxima-se e Luís Pinto está ciente da importância que ele tem não só para o clube, mas também para a comunidade que o apoia. A final da Taça da Liga decorre este sábado, em Leiria, e o adversário é o rival de sempre, Sporting de Braga. A emoção em redor de um dérbi minhoto, ainda por cima referente à disputa de um troféu, deve inspirar os jogadores a superarem-se em campo, para repetirem os triunfos perante FC Porto, nos quartos de final, e Sporting, nas meias-finais. 

“O favoritismo fica com 50% de cada lado. A minha preferência era que o Vitória estivesse na final. Sabemos que o dérbi tem um significado diferente. Amanhã poderá ser um dia inesquecível para a cidade de Guimarães. Ganhar uma competição já seria muito importante. Ganhá-la, vencendo um dérbi, será inesquecível”, disse.

Ciente do quão especial é um clássico do Minho, Luís Pinto quer escrever mais história num estádio onde já conquistou títulos: selou lá o campeonato da Segunda Liga 2024/25, pelo Tondela.

“Este jogo sabemos que é especial. Não queremos, de todo, retirar o quão de especial este jogo tem. Não nos queremos colocar de parte. Queremos pegar na emoção do jogo e jogar com ela. Vamos fazer parte do dérbi mais histórico entre as duas equipas. É o primeiro dérbi entre as duas equipas que vai decidir um troféu. E é o primeiro em campo neutro. Por isso, já estou a responder o quão importante serão os nossos adeptos. Com o Sporting, estivemos a perder até ao final e ouvimo-los por bastante tempo a apoiar. Acredito que o ‘papel’ deles nos pode ajudar. Disse, na apresentação, que poderíamos conquistar em coisas . já deixámos um bocadinho de história escrita. Unidos com a força dos nossos adeptos, acredito que somos capazes de o fazer”, acrescentou.

O técnico confirmou ainda que Diogo Sousa está recuperado e recusou adiantar se vai dar a titularidade a Alioune Ndoye, herói da meia-final com o Sporting, ao bisar na compensação. 

“Não sou do tempo em que não havia substituições, mas sou tempo em que havia três substituições. As cinco substituições permitem-nos jogar de forma diferente. Sabemos que quem está no banco vai ser importante para acrescentar. Há momentos em que precisamos desse tipo de jogadores para ‘agitar’. Se fizer sentido ser titular, será titular, se fizer sentido ficar no banco para ser uma ‘arma’ durante o jogo, irá ficar no banco”, esclareceu.

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #129 - Plano e Orçamento e o caminho da Guimarães Capital Verde Europeia