skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
06 fevereiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Luís Pinto pede entrega em Arouca e frisa compromisso de Camara com Vitória

Redação
Desporto \ sexta-feira, fevereiro 06, 2026
© Direitos reservados
Treinador realça que processo ofensivo interessante e recente solidez defensiva do Arouca pedem “grande concentração” no sábado. Técnico falou ainda sobre Oumar Camara após proposta no mercado.

O Arouca, 14.º classificado da Liga Portugal Betclic, com 20 pontos, venceu o Rio Ave na jornada anterior, por claros 3-0, apresenta “um processo ofensivo muito interessante”, com “jogadores de extrema qualidade técnica”, uma crescente solidez defensiva contra “adversários de excelente valia” e recebe o Vitória no seu estádio este sábado, em desafio da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, mas Luís Pinto mostrou-se convencido que o relvado do Estádio Municipal de Arouca se vai apresentar em bom estado para um jogo em todos serão precisos para o triunfo, inclusive os adeptos do emblema preto e branco.

“O jogo vai exgir de nós grande capacidade para jogarmos quando tivermos a bola e quando não a tivermos. Com mau tempo ou bom tempo, temos de ter uma capacidade de trabalhar muito grande. Temos de nos entregar ao jogo e de colocar uma entrega num patamar muito alto. (…) Vão ser precisos todos, incluindo os adeptos. Fazemos um apelo a que nos apoiem. Podem-nos ajudar a vencer”, realçou.

À espera de que os pontos sejam cada vez “mais caros”, pelo maior conhecimento mútuo das equipas e pela progressiva aproximação aos momentos de decisão, Luís Pinto admitiu a tendência para as equipas se apresentarem mais concentradas na segunda volta do que na primeira, o que deve motivar os seus jogadores a serem perigosos, com “mentalidade de ‘ferir’ o adversário”, mas não precipitados.

 

“A grande contratação foi manter os jogadores que temos”

Defensor da ideia de que os jogadores titulares são tão importantes como os suplentes para o rendimento do Vitória, a propósito de Samu e Ndoye, dois elementos saídos do banco, terem sido decisivos no triunfo da ronda anterior, sobre o Moreirense (1-0), Luís Pinto confirmou ainda Charles vai manter a titularidade na baliza.

“O Charles teve um rendimento muito alto no mês de janeiro, em jogos de dificuldade exigente. Sentimos que estava preparado para jogar a titular. A resposta que tem dado nos treinos e que deu no jogo foi muito boa. Vai continuar neste jogo, mas não quer dizer que o Castillo não esteja a treinar bem. Sempre que jogou, fê-lo quase sempre a um nível muito interessante. Para um treinador, é a melhor coisa que existe. O Charles tem de continuar a fazer por merecer”, disse.

O treinador vitoriano foi ainda questionado pela eventual proposta de 13 milhões de euros dos sauditas do Al Ittihad pelo passe de Oumar Camara. O timoneiro de 36 anos vincou que o franco-maliano está “extremamente comprometido com o grupo”, com o Vitória e com “o projeto de carreira a nível europeu”. Realçou também que a “grande contratação” do mercado de inverno foi a manutenção do plantel – apenas se verificou a entrada de Ejike Opara e as saídas de Vando Félix e Rodrigo Duarte, por empréstimo.

“Ficámos muito satisfeitos com o facto de ter existido por parte da direção um esforço grande para conseguirmos manter os nossos jogadores. Houve dois jogadores que saíram por empréstimo para terem mais tempo de jogo, mas a grande contratação foi manter os jogadores que temos e dar seguimento a este crescimento dentro da nossa equipa”, referiu.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo