Laboratório da Paisagem coordena projeto de gestão de resíduos na Ucrânia
No âmbito da sua integração na iniciativa Zero Waste Cities in Ukraine, o Laboratório da Paisagem de Guimarães vai coordenar um projeto europeu que ajuda quatro cidades ucranianas na gestão de resíduos.
No dia 1 de maio, o projeto Zero Waste Cities in Ukraine foi lançado na Ucrânia com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia, que visa apoiar os governos locais na implementação de novos requisitos legislativos no domínio da gestão de resíduos.
O projeto é, então, coordenado pelo Laboratório da Paisagem, sendo os beneficiários do projeto quatro municípios ucranianos – Lutsk, Kherson, Pokrovsk (região de Donetsk) e Liubotyn (região de Kharkiv) – que trabalharão em conjunto com parceiros durante quatro anos para construir um sistema de gestão de resíduos sustentável e alcançar o estatuto de “Cidade Zero Resíduos”.
Os parceiros europeus das cidades ucranianas no projeto serão os municípios de Guimarães e Oeiras (Portugal) e Carmignano (Itália), bem como o Instituto de Hamburgo para a Inovação, Proteção Climática e Economia Circular (HiiCCE) (Alemanha), a ONG Zero Waste Europe (Bélgica) e a ONG Zero Waste Italy (Itália). A rede de cidades europeias “Eurocities” e o seu projeto-piloto “Sustainable rebuilding of Ukrainian Cities” contribuíram para a criação do consórcio do projeto.
A execução do projeto no terreno será apoiada por organizações públicas ucranianas, nomeadamente a ONG Zero Waste Lutsk, a ONG Ecological News, a ONG Zero Waste Mariupol e a ONG Zero Waste Kharkiv.
Os representantes das cidades ucranianas, a equipa do projeto e os parceiros enfrentam as seguintes tarefas: -Avaliar o estado atual do sistema de gestão de resíduos em quatro municípios ucranianos que participam no projeto; -Reforçar a capacidade institucional dos governos locais das cidades ucranianas através de uma formação abrangente; -Desenvolver estratégias de gestão de resíduos baseadas nos princípios “Zero Resíduos” para os quatro municípios ucranianos, a fim de garantir um planeamento a longo prazo; -Implementar projetos-piloto de infraestruturas em quatro cidades ucranianas que contribuam para o desenvolvimento de um sistema sustentável de gestão de resíduos nos municípios e que possam ser ampliados e reproduzidos por outras cidades ucranianas.
O consórcio do projeto combina os conhecimentos práticos e a experiência dos municípios europeus com as competências das instituições de investigação e das ONG para garantir que os objetivos do projeto são alcançados.
Os resultados do projeto serão o desenvolvimento de estratégias de gestão de resíduos para quatro cidades ucranianas, comunidades com capacidade institucional para as implementar, o lançamento de projetos-piloto de infraestruturas e o estabelecimento de cooperação entre as cidades participantes ucranianas e europeias.