skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Laboratório da Paisagem celebra início da primavera na rua de Vila Flor

Redação
Ambiente \ quinta-feira, março 21, 2024
© Direitos reservados
A artéria de Couros é o palco de mais uma edição da Festa da Primavera, iniciativa com mercadinhos, palestras ou zona de piquenique em torno do compromisso da neutralidade carbónica.

O Laboratório da Paisagem e a Câmara Municipal de Guimarães assinalam a chegada da primavera com mais uma edição da Festa da Primavera, no próximo fim de semana. Em 2024, o palco é a rua de Vila Flor, em plena zona de Couros, e o tema “Bairro C: Compromisso de Carbono Zero”, face ao projeto piloto aprovado pela NetZeroCities, no âmbito da Missão Cidades.

Com acesso gratuito e aberto a toda a comunidade, o evento alberga um programa com mercadinhos, música, dança, workshops, palestras, zona de piquenique, exposições e muitas outras atividades para toda a família. Pelo grande palco da Festa da Primavera passarão dois nomes emergentes da música portuguesa: as vimaranenses Vera Lima e Maria João Soares, segunda classificada do The Voice Portugal 2023. No mesmo local decorrerão palestras sobre soluções para varandas verdes e momentos de dança.

Para os mais novos, não faltarão também motivos de diversão, com o concerto “Palhacinho Jonas – História musicada com Catarina Pereira”, jogos tradicionais, uma caça ao tesouro, o Educabicla ou um jogo de tapete gigante. A criatividade será também estimulada com a ilustração de postais, o eco print, atividades com barro, sessões de aprendizagem sobre a indústria dos cortumes, oficinas de criação de sabão e construção de abrigos para morcegos, entre muitos outros.

A Festa da Primavera contará ainda, com oficinas de Kokedamas e de construção de um charco na Floresta Miyawaki, instalações artísticas, exposições fotográficas e de desenho, um percurso interpretativo ao Bairro C, um Bioblitz e uma performance artística do Guimagym.

O Bairro C é um tubo de ensaio para uma série de medidas dirigidas ao compromisso do município de Guimarães com a neutralidade carbónica, que consiste numa abordagem integrada às emissões oriundas da energia, da mobilidade, dos resíduos e do uso do solo. O objetivo é promover a mudança de comportamentos, a inovação social e cultural, novas políticas e regulamentações, a tecnologia verde, a economia sustentável e ainda novos modelos de negócio.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: