
Junta de S.Torcato preocupada com estado das vias após obras de saneamento
A Junta de Freguesia de São Torcato manifestou a sua "preocupação e indignação" relativamente ao estado das vias resultante das obras de colocação e alargamento da rede de água e saneamento, a cargo da Vimágua.
Embora reconheça a importância destas intervenções para garantir infraestruturas básicas à população, a autarquia local critica os atrasos na reposição dos pavimentos, que permanecem em terra batida durante meses. "Não é admissível não ser reposto o piso em valas (obrigatório), durante meses, ficando em terra e permitindo acidentes, pedras a saltar, pó constante e lama quando chove", lê-se na nota assinada pelo presidente de junta, Alberto Martins.
Entre as ruas mais afetadas estão a Cónego Baltasar Meira, a D. Afonso Henriques, junto ao parque industrial, e a Cónego Arlindo Cunha, que permanecem há mais de seis meses sem reposição do respetivo pavimento em paralelo. A junta aponta ainda o atraso na conclusão da obra na Rua 24 de Junho, iniciada em dezembro de 2024, que impede a pavimentação prevista no âmbito do acordo-quadro do Município de Guimarães.
A nota refere também a Rua da Liberdade, que ficou em mau estado após intervenção, e a Rua 25 de Abril, entretanto pavimentada. "As preocupações e reclamações têm sido efetuadas de forma reiterada à empresa Vimágua, tendo sido dado também conhecimento da situação ao Município de Guimarães", finalizou o presidente.