
Jovens de Guimarães convidados a escrever sobre a paz em concurso literário
O Lions Clube de Guimarães, em parceria com a Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal Raul Brandão, lança mais uma edição do Concurso de Escrita, que este ano tem como tema “Como Construir a Paz”. O certame, dirigido aos estudantes do ensino básico e secundário do concelho de Guimarães, tem como principais objetivos estimular a criação literária e promover o desenvolvimento da língua portuguesa.
Os participantes devem apresentar os seus textos em prosa ou poesia, e escritos em língua portuguesa. Podem concorrer todos os alunos que frequentem escolas do concelho ou que residam na região. As obras têm que ser enviadas para o e-mail oficial do concurso, sendo a data limite de submissão 15 de abril de 2025.
A avaliação dos textos estará a cargo de um júri composto por três personalidades designadas pelo Lions Clube de Guimarães e pela Biblioteca Municipal Raul Brandão. O concurso prevê a atribuição de um prémio por cada ciclo do ensino básico e para o ensino secundário, incentivando assim a participação dos jovens de todas as idades.
A organização do evento apela à divulgação da iniciativa e convida os estudantes vimaranenses a participarem nesta oportunidade de expressão criativa sobre um tema atual e relevante.
José Catarino dos Santos, presidente da direção do Lions Clube de Guimarães, sublinha a importância do evento na promoção da escrita e no envolvimento da comunidade escolar em temas de cidadania.