skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
10 setembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Já nesta sexta, CCVF celebra 20 anos com Sérgio Godinho e Hot Air Balloon

Sofia Rodrigues
Cultura \ quarta-feira, setembro 10, 2025
© Direitos reservados
O Centro Cultural Vila Flor festeja duas décadas com o festival Manta. A celebração começa já esta sexta-feira, nos jardins do CCVF, com Sérgio Godinho, Hot Air Balloon e DJ Ideal.

O Centro Cultural Vila Flor (CCVF) assinala este mês 20 anos de existência e a comemoração faz-se já nesta sexta-feira, 12 de setembro, com uma edição especial do festival Manta, nos jardins do espaço cultural de Guimarães. Desde a sua inauguração, o CCVF tem sido um ponto de encontro entre música, natureza e arquitetura, promovendo a ligação entre gerações e afirmando-se como referência cultural a nível nacional e internacional.

A noite de festa começa às 21h30 com o concerto dos Hot Air Balloon, projeto que junta o português Tiago Machado e a irlandesa Sarah Jane Burke. Mais do que um duo musical, os artistas são também parceiros de vida, algo que se reflete na autenticidade das suas canções. Com uma sonoridade marcada pela simplicidade da guitarra e voz, que depois evolui para camadas sonoras envolventes, a dupla cruza influências folk, indie e pop, criando pontes entre culturas e conquistando públicos com a sua linguagem universal.

Seguindo-se às 22h30, sobe ao palco um dos nomes mais emblemáticos da música portuguesa, Sérgio Godinho. O cantor e compositor é reconhecido como “o homem dos sete instrumentos” e celebra em Guimarães uma carreira de mais de cinco décadas. Acompanhado pela banda, Os Assessores, composta por Nuno Rafael (direção musical, guitarras, cavaquinho, percussão e coros), Miguel Fevereiro (guitarras, percussão e coros), Nuno Espírito Santo (baixo e percussão), João Cardoso (teclados, samplers e coros) e Sérgio Nascimento (bateria e percussão), apresenta o espetáculo "Liberdade25". O concerto revisita canções que marcaram gerações e evoca a liberdade como valor central, com destaque para temas que se tornaram hinos desde a revolução de 1974.

Após o concerto, a celebração prolonga-se pela noite com a atuação de DJ Ideal, heterónimo de José Pedro Santos. Ativo no panorama musical desde 2005, o artista é também músico, produtor e programador cultural, com um percurso ligado a projetos independentes de referência, como "José Pinhal Post-Mortem Experience", "Bruno de Seda", "Prestes", "Suave Geração", "O Tardo" e "Equations". Com diversos lançamentos editados, entre LPs, EPs e singles, DJ Ideal construiu uma identidade multifacetada que lhe valeu reconhecimento em palcos nacionais e internacionais.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124