Instituto brasileiro de aeronáutica veio ver o que se faz em Guimarães
A Universidade do Minho recebeu esta sexta-feira uma comitiva do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Brasil, com vista ao desenvolvimento de atividades de interesse mútuo nas áreas da engenharia aeronáutica e aeroespacial.
O grupo liderado pelo reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia, esteve de manhã no campus de Azurém, em Guimarães, nomeadamente na Escola de Engenharia (EEUM) e nos laboratórios DoneLab e Bosch, sendo acompanhado pelos professores Pedro Arezes, António Pontes, Jorge Cabral e Nelson Costa. O fabrico aditivo, a condução autónoma e a fábrica do futuro foram alguns dos projetos em curso apresentados.
O programa de tarde foi em Braga, tendo a comitiva reunido com o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e discutido formas de colaboração para o reforço das propostas de criação da licenciatura e do mestrado em Engenharia Aeroespacial na UMinho, já aprovadas em Senado Académico e submetidas à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
O ITA pertence à Força Aérea Brasileira e é uma das universidades mundiais mais reconhecidas na área da engenharia aeronáutica, a partir da qual foi criada em 1969 a empresa Embraer, atualmente a terceira maior fabricante mundial de aviões. Em 2019 assinou um memorando de cooperação com a UMinho, a qual pretende alavancar oferta formativa na área e projetos científicos, tendo também pontes com outras entidades de referência, como o MIT e a UMass Lowell, nos EUA.