Infrações detetadas por descargas ilegais
O Comando Territorial de Braga, através da estrutura do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), entre os dias 14 a 20 de abril, detetou seis infrações e realizou diversas ações de prevenção e fiscalização a descargas poluentes em diversos recursos hídricos no distrito de Braga.
Em diferentes ações, os militares da Guarda detetaram diversas infrações nos concelhos de Braga, Guimarães, Barcelos e Fafe, tendo culminado na realização de seis autos de contraordenação ambiental. Em Guimarães, no rio Ave, foi identificada a origem de uma fossa doméstica que se encontrava a rejeitar águas degradadas para a margem do referido recurso hídrico. Noutra ação, na ribeira de Couros, após diligências policiais e conhecimento do resultado das amostras de efluentes, foi detetada uma infração por rejeição de águas resultantes de processo industrial.
Estas ações decorrem de uma intervenção intensa realizada pela estrutura do SEPNA no distrito de Braga, com objetivo de proteger os recursos hídricos através da identificação e eliminação das descargas poluentes e da prevenção e deteção de alterações às características dos recursos hídricos. Estão planeadas ações futuras.