skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 fevereiro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Iguarias tradicionais ganham voz com a “Confraria das Terras de Vimaranes”

Redação
Sociedade \ terça-feira, outubro 11, 2022
© Direitos reservados
Projeto será em breve apresentado ao município, para ser depois dado a conhecer à comunidade. Vai “defender, divulgar e promover as iguarias tradicionais identitárias da região de Guimarães".

Foi esta segunda-feira constituída uma associação que tem como objetivo “defender, divulgar e promover a autenticidade e qualidade da confeção de iguarias tradicionais identitárias da região de Guimarães”.

Confraria das Terras de Vimaranes é o nome da associação, complementado com a designação aPROVAR – Associação de promoção da gastronomia, vinhos e produtos autóctones de Guimarães.

Mário Moreira foi o primeiro presidente eleito da Confraria das Terras de Vimaranes, que surgiu após uma primeira reunião que teve lugar na Pastelaria Clarinha no passado dia 13 de setembro, realizando-se depois uma segunda reunião no Restaurante Histórico com dezenas de confrades, que vão desde empresários da restauração, da hotelaria, produtores de vinhos e outros produtos autóctones locais, bem como doces conventuais, chefes de cozinha, alojamento local, enólogos, etc.

Em breve este projeto será apresentado ao presidente da Câmara Municipal de Guimarães, numa audiência, “para lhe dar a conhecer o projeto e o conceito”, dá conta a associação, sendo que será depois feita a apresentação pública da confraria.  

 

Órgãos sociais eleitos:

Direção

Presidente Mário Moreira e vice-presidentes Rosário Ferreira, Vítor Matos, Raquel Rocha, Paulo Monteiro, Abel Fernandes, Bruno Silvério, Tiago Oliveira e Palmira Dias;

Conselho Fiscal

Presidente José Vitorino e vice-presidentes Arthur Carvalho e Vítor Ribeiro;

Mesa da Assembleia Geral

Presidente Carlos Caneja Amorim e vice-presidentes Fernando Capela Miguel e Rui Azevedo.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #67