Hospital de Guimarães aumenta assistência em Arritmologia
O Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães conseguiu aumentar atividade assistencial em Arritmologia mesmo durante a pandemia, tendo mais procedimentos realizados em 2020 comparativamente com 2019.
Para o Serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães, especialidade que trata a subespecialidade em causa, “foi fundamental manter a atividade nesta área porque estamos a falar de intervenções que salvam vidas, quer seja a implantação de um dispositivo cardíaco ou a realização de um estudo electrofisiológico e de uma ablação. Fazer menos um procedimento pode corresponder a uma vida perdida”.
A chave para conseguir estes resultados está organização metódica. “Uma organização rigorosa e clara definição de prioridades ajudou-nos a manter a atividade, mesmo considerando que foi no espaço físico da Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular do Serviço de Cardiologia que funcionou o Bloco Operatório, durante os três meses da 1ª vaga”, é explicado.
Na próxima quarta-feira assinala-se o Dia Mundial da Saúde, pelo que o Hospital de Guimarães ressalva que “todos as pessoas com problemas relacionados com o ritmo cardíaco que é seguro procurarem o seu hospital para serem tratadas”.
“A Arritmologia é uma subespecialidade da Cardiologia que se dedica ao diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas, distúrbios dos batimentos do coração (…). Alguns dos sintomas associados são palpitações (acompanhados ou não de mal-estar), cansaço, falta de ar, suor excessivo, sensação de desmaio ou mesmo desmaio", dá conta o Hospital de Guimarães.