
Guimarães prepara-se para a 132.ª Peregrinação à Penha
A 132.ª Peregrinação à Penha, considerada a maior manifestação religiosa do concelho de Guimarães, terá lugar no dia 14 de setembro. A celebração será presidida pelo Cónego José Paulo Abreu e decorre sob o lema “Com Maria, Peregrinos da Esperança”.
As atividades de preparação iniciam-se no domingo, 7 de setembro, com a recitação do Terço e celebração da Eucaristia no Santuário da Penha, às 15h30, seguindo-se a descida da Imagem Peregrina até Santa Maria de Silvares.
De 8 a 13 de setembro, as novenas decorrerão na Zona Pastoral de Pevidém. No dia 13, pelas 20h00, realiza-se o envio da Imagem para a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, com acolhimento às 21h00 no Largo da Condessa do Juncal, de onde partirá procissão até à Colegiada.
No dia principal da peregrinação, 14 de setembro, o programa abre com uma Eucaristia no Santuário da Penha às 08h00, seguida, às 08h15, da peregrinação a pé desde a Colegiada da Oliveira até ao topo da estância turística da Penha. O percurso será acompanhado por fanfarras e escuteiros, através da freguesia da Costa, com chegada prevista para as 11h00.
Às 11h00, realiza-se a Eucaristia campal da peregrinação, presidida pelo Cónego José Paulo Abreu. A programação encerra à tarde, às 15h00, com a atuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ronfe, no Largo da Comissão.
Transporte assegurado
A Irmandade da Penha, em parceria com a Guimabus, garantirá transporte especial em autocarros elétricos entre Guimarães e a Penha. O circuito terá início na central de camionagem (cais 8), com paragens no Campo da Feira e no parque n.º 3 da Penha.
O serviço funcionará com saídas a partir das 07h15, de 20 em 20 minutos até às 09h00, e de 30 em 30 minutos após esse horário. O transporte de regresso iniciará às 08h00 e terá reforço de frequência consoante a procura, nomeadamente após as celebrações da manhã e da tarde.
Imagem: @Carlos Tavares