
Guimarães acolhe 1ª edição da Education Summit de 10 a 12 de abril
A 1.ª edição da Education Summit reunirá, de 10 a 12 de abril, profissionais das diferentes áreas da Educação para uma partilha de conhecimentos e inovação, no Multiusos de Guimarães. Com “Criatividade, Inovação e Inclusão” como tema principal e com subtemas que vão desde o desenvolvimento humano e tecnológico, às práticas pedagógicas diferenciadoras e à parentalidade e psicologia positiva, a iniciativa visa melhorar o futuro do ensino.
"O Education Summit propõe-se a ser um canal de networking entre profissionais educativos e empresas, não se encerrando apenas nestes três dias", revelou Renato Pacheco, um dos responsáveis pela realização da primeira edição da Education Summit, um projeto criado pela Associação Nova Escola, que "percebeu como inovar na Educação, quer nas práticas, quer nas relações humanas ou no uso de tecnologia".
De forma a "valorizar a Educação, a profissão docente, e tornar a profissão mais apelativa para as gerações futuras" e para que os alunos dos diferentes setores da Educação possam "desde o início da sua formação, ter “insights” de uma escola moderna, humana, tendo uma visão holística dos alunos" , o evento conta com bilhetes a um preço mais acessível para os estudantes da área, revelou o presidente da Nova Escola. "Pretendemos dar uma visão contra uma escola tradicionalista, ultrapassada. Existem já muitos exemplos de escolas que fazem um trabalho muito mais ajustado aos alunos de hoje e às suas necessidades, quer públicas, quer privadas, e são esses bons exemplos que devemos valorizar", acrescentou.
Dentro do vasto leque de palestras, o evento contará com: “A escola do futuro: Insights para uma nova forma de aprender e de ensinar”, de Marcos Piangers, autor com mais de um milhão de livros vendidos sobre tecnologia, educação e paternidade, no dia 12 de abril; a sessão “Reconquista”, de José Pacheco, designer educacional e fundador da Escola da Ponte, uma referência mundial em inovação; “Sobre como a escola falhou com nossos filhos (e o que podemos fazer no futuro)”, de Elisa Guerra, mestre em Educação pela Universidade de Harvard e pelo Tec de Monterrey (México), no dia 11 de abril; “A inutilidade dos prémios e dos castigos”, de Carlos González, pediatra e fundador da ACPAM (Associação Catalã Pró-Aleitamento Materno), também no dia 11 de abril.
Ao longo dos três dias, o evento propõe ainda um conjunto de workshops diversificados, como: “Os direitos da criança – a sua participação na educação de infância”, de Maria Botelho, a 10 de abril, assente na perspetiva de que a criança é um ator social, sujeito de direitos e com voz; “Educação para a Era da Inteligência Artificial”, de Michaela Horvathova, a 11 de abril, que abordará a desatualização dos sistemas globais de educação, que priorizam o conhecimento académico replicável, face a uma era em que 65% dos graduados da década de 2030 assumirão funções ainda não existentes; “Estratégias Criativas com Ferramentas Digitais e Realidade Aumentada”, com Andreia Guerreiro, a 12 de abril, um workshop que tem como objetivo principal capacitar os docentes para a integração inovadora das tecnologias digitais no ensino, com especial enfoque no uso da Realidade Aumentada.
O encerramento será pelas 19h00, no dia 12 de abril, com o concerto de António Zambujo.
O passe geral, que inclui acesso a conferências, workshops, espaços de exposição e todas as restantes atividades do evento, tem um custo de 120 euros. Já os bilhetes diários variam entre os 40 e os 70 euros. Os ingressos podem ser comprados no site da Education Summit.