skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
10 dezembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães Marca: Gala encerrou mês da Economia

Redação
Economia \ sábado, novembro 02, 2024
© Direitos reservados
Fátima Lopes apresentou o evento de encerramento do Mês da Economia de Guimarães, no qual foram reconhecidas as empresas vimaranenses.

O evento, que premeia a excelência empresarial de um universo de 100 empresas “Guimarães Marca”, encerrou o Mês da Economia de Guimarães sob o mote “Reflexão e Impacto”. Domingos Bragança entregou o prémio “Empresário de Excelência”.

Foi na noite desta quinta-feira, 31 de outubro, que se realizou, no MIT Penha, a Gala Guimarães Marca, organizada pela Câmara Municipal de Guimarães, através da sua Divisão de Desenvolvimento Económico. Este ano, o evento encerrou a programação do Mês da Economia, que se subordinou à temática “Motores da Nova Economia – Net Zero, Criatividade e Inovação Colaborativa”. 

O final de tarde e noite foi um momento de encontro que reuniu os responsáveis de muitas das empresas do universo “Guimarães Marca”, e uma oportunidade para distinguir  a excelência empresarial, através dos Prémios Guimarães Marca, numa cerimónia que foi apresentada pelo conhecido rosto da SIC,  Fátima Lopes, e que contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, vereadores do Executivo Municipal, e de um conjunto de individualidades ligadas a várias instituições de ensino e investigação e a diversas associações empresariais.

Na sua intervenção, Domingos Bragança, que entregou o prémio “Empresário de Excelência” ao Comendador Albano de Abreu Coelho Lima, fez questão de frisar a importância de reconhecer o esforço e o mérito do trabalho dos empresários vimaranenses que se distinguem nacional e internacionalmente e que são exemplo pela sua visão e resiliência. “O reconhecimento do sucesso é uma expressão de gratidão”, disse. O presidente da Câmara Municipal reconhece os desafios que enfrentamos, mas vê nesse facto uma oportunidade para empreender e inovar, com a ajuda da ciência: “nunca, como hoje, a ciência nos deu tanto conhecimento”.

Criatividade, inovação colaborativa e desenvolvimento ambientalmente sustentável foram dimensões invocadas por Domingos Bragança para lançar o repto a todos os empresários para que criem novos produtos e para que invistam na circularidade da economia. “Em Guimarães temos milhares de empresas, temos um sistema científico e académico excecional, pelo que estabelecer parcerias para aumentar a competitividade nas empresas é fundamental”, frisou o edil. O conhecimento intensivo é assim visto como o caminho para transformar as indústrias tradicionais em indústrias de alto valor acrescentado e para alavancar a diversificação, o que pode ser feito pelos atuais empresários. “Deixar de ter propósito, mesmo nos empresários de maior sucesso, é um desperdício”, concluiu

Foram entregues, durante a cerimónia, os seguintes prémios Guimarães Marca:

Prémio Guimarães Marca Investimento - Sebastião & Martins

Prémio Guimarães Marca Qualificação - Interhigiene

Prémio Guimarães Marca Inovação - Jordão

Prémio Guimarães Marca Exportação - Amtrol-Alfa | Worthington Enterprises

Prémio Guimarães Marca Internacionalização - Lameirinho

Prémio Guimarães Marca Inclusão Social - Cândido José Rodrigues

Prémio Guimarães Marca Sustentabilidade - JF Almeida

Prémio Guimarães Marca Empresário de Excelência - Albano de Abreu Coelho Lima

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #86