Guimarães inicia ano como Capital Verde Europeia 2026
É já no dia 9 de janeiro, sexta-feira, que Guimarães dá início ao seu ano como Capital Verde Europeia 2026. A cerimónia oficial de abertura vai realizar-se no Multiusos de Guimarães, pelas 21h.
Segundo a autarquia de Guimarães, na sexta-feira, os vimaranenses vão ter a oportunidade de participar em “iniciativas institucionais, políticas e culturais que afirmam o compromisso do município com a transição verde, a neutralidade climática e a sustentabilidade como projeto coletivo europeu”.
Durante a manhã, a partir das 10h00, o Teatro Jordão acolhe uma cerimónia de compromisso político, que reúne responsáveis autárquicos e representantes das instituições europeias para discutir o papel das cidades na liderança da transição verde. A sessão contará com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, do diretor-geral adjunto da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, Patrick Child, e da comissária europeia do Ambiente, Jessika Roswall. O programa inclui ainda um diálogo entre cidades europeias, a entrega do Green Book e a apresentação e assinatura da Declaração de Guimarães – Um Compromisso Local por uma Europa Mais Verde, culminando com a intervenção de encerramento da ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, que preside à Comissão de Honra Guimarães 2026.
A cerimónia de abertura vai ser conduzida por Catarina Furtado e Vasco Palmeirim e vai contar com as atuações de Gisela João e Sofia Escobar, bem como dos grupos e instituições vimaranenses A Outra Voz, CERCIGUI, Coro En’Canto, Grupo Coral de Ponte e TetrAcord’Ensemble. O evento vai contar ainda com um espetáculo de criação comunitária, com a participação ativa de mais de 170 pessoas, entre bailarinos, músicos e coletivos locais.
Face à elevada procura pelos bilhetes para a cerimónia de abertura de Guimarães 26 - Capital Verde Europeia, a cerimónia será transmitida em direto através da página de YouTube do município de Guimarães, permitindo que todos os interessados possam assistir à abertura oficial da Capital Verde Europeia. Adicionalmente, “através da colaboração com a Associação Vimaranense de Hotelaria, os estabelecimentos serão sensibilizados para emitir o evento em tempo real”, avança a autarquia em comunicado.
Em paralelo, será também colocado um ecrã gigante no IDEGUI - Instituto de Design de Guimarães, com animação, criando um ponto de encontro para que os vimaranenses possam acompanhar, em comunidade, o momento.
Município de Guimarães disponibiliza transporte público gratuito
Com o objetivo de minimizar a utilização do veículo individual e promover uma mobilidade mais sustentável, o município assegura uma operação especial da Guimabus, com sete linhas gratuitas, nos dias 9 e 10 de janeiro.
Na sexta-feira, vai ser criada uma linha especial entre o centro da cidade (S. Dâmaso – Norte) e o Multiusos de Guimarães, com duas viagens de ida entre as 19h30 e as 20h45, e três viagens de regresso a partir das 22h30, de hora em hora, sendo a última às 00h30. Neste dia, todas as linhas terminam no Multiusos de Guimarães.
Vão estar ainda em funcionamento, de forma gratuita, as linhas 2101 – Serzedelo / Pevidém, 2170 – S. Torcato (devido às obras em curso na EN207-4, não estão contempladas as paragens Prof. Albertina Marques, Ponte Medieval, Calçada de Azurém, Volta do Pedroso, Cezil, Lg. Madre Deus e Seminário), 2161 – Taipas / Ponte, 2014 – Urgezes / Abação / Tabuadelo / Pinheiro, 2011 – Moreira de Cónegos / Nespereira e 103+162 – Ronfe / Brito.
Já no sábado, dia 10 de janeiro, vai ser replicada a dinâmica da passagem de ano, com a operadora a assegurar integralmente o funcionamento das linhas com término no centro da cidade, nomeadamente no Campo da Feira e em S. Gonçalo. Os horários de vinda vão ser às 20h, 21h e 22h e o regresso será feito às 23h30, 00h30 e 01h30.