Guimarães inaugura Loja Capital Verde Europeia
No âmbito de Guimarães Capital Verde Europeia e na sequência da Cerimónia Oficial de Abertura, que decorreu na última sexta-feira, o município de Guimarães inaugurou a Loja Capital Verde Europeia (CVE). A abertura do espaço realizou-se no dia 10 de janeiro, na rua Paio Galvão, no Antigo Mercado.
Segundo a autarquia, a Loja CVE vai ser “um espaço de proximidade dedicado à sustentabilidade, à inovação ambiental e à participação cívica, reforçando o compromisso de Guimarães com a transição ecológica e o envolvimento da comunidade”.
Recorde-se que, na última sexta-feira, dia 9 de janeiro, Guimarães assumiu o papel de Cidade Verde Europeia 2026. Para o concelho, notou o presidente da autarquia, Ricardo Araújo, este título “tem um significado muito particular”. Sendo “uma cidade de média dimensão”, ao assumir-se como Capital Verde Europeia 2026, Guimarães “prova que pode ser uma enorme vantagem na transição ecológica”. Por outro lado, “demonstra que cidades com raízes históricas profundas podem ser simultaneamente laboratórios vivos de inovação social, sustentabilidade e coesão social, mas também exemplos inspiradores para outras cidades europeias”, admitiu o autarca, na cerimónia de compromisso político, que se realizou no Teatro Jordão.