skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães formalizou candidatura a Capital Verde Europeia 2025

Redação
Ambiente \ terça-feira, maio 02, 2023
© Direitos reservados
Cidades finalistas serão conhecidas em junho. Vencedor será conhecido em outubro.

Guimarães já formalizou a candidatura a Capital Verde Europeia 2025. Depois de ter apresentado uma primeira candidatura em 2017, alcançando o 5º lugar entre as treze cidades concorrentes, o município continuou a reforçar a sua aposta no desenvolvimento sustentável do território, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo projetos de elevado valor.

Agora, voltou a submeter uma nova candidatura, demonstrando o seu percurso e as metas a atingir para sete indicadores de sustentabilidade: i) qualidade do ar, ii) ruído, iii) água, iv) natureza, biodiversidade e uso sustentável do solo, v) resíduos e economia circular, alterações climáticas: vi) mitigação e vii) adaptação.

Ao longo da candidatura, Guimarães volta a demonstrar a importância de um modelo de governança integrador e multidisciplinar – Ecossistema de Governança 2030 – assente na aposta na investigação, envolvimento, educação e sensibilização ambiental, através do Laboratório da Paisagem, instituição que coordenou a presente candidatura. A estrutura de redação da Candidatura contou com técnicos do Município de Guimarães e entidades participadas, assim como especialistas nas diversas áreas em avaliação.

Os compromissos de Guimarães para a neutralidade climática e para os Zero Resíduos, a aposta da educação ambiental através do PEGADAS, ou os projetos estruturantes das Ecovias ou das bacias de retenção, são alguns, dos muitos destaques desta candidatura, que junta o trabalho das diversas instituições do perímetro municipal, nomeadamente as que mais diretamente trabalham com as áreas em avaliação, Laboratório da Paisagem, Vimágua E.I.M. ou Vitrus Ambiente.

O presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança destaca “o percurso de Guimarães na área ambiental”, sublinhando que “esta candidatura demonstra uma grande maturidade e deixa evidente o sucesso dos inúmeros projetos na transformação do território e do cidadão. Guimarães mostra que uma cidade patrimonial, histórica e cultural, pode ser também uma cidade verde”.

Refira-se que, através do Prémio Capital Verde Europeia (European Green Capital Award), a Comissão Europeia reconhece os esforços locais para construir centros urbanos mais sustentáveis e, assim, melhorar a economia e qualidade de vida da população das cidades. Todos os anos, a distinção é atribuída a uma cidade que se tenha destacado pelo facto de alcançar altos padrões ambientais, de forma consistente, e que aposte no estabelecimento de objetivos ambiciosos no que diz respeito à sustentabilidade urbana e ao combate às alterações climáticas. O facto de se posicionar como um modelo replicável e inspirador para as outras cidades, na promoção de práticas sustentáveis é outros dos pontos avaliados no contexto da atribuição deste título.

Acrescente-se, ainda, que, para a submissão de candidaturas ao título de Capital Verde Europeia são elegíveis apenas as cidades com mais de 100 mil habitantes dos Estados-Membros da União Europeia, dos países candidatos à União Europeia, da Islândia, do Lichtenstein, da Noruega e da Suíça.

A shortlist com as cidades finalistas para o reconhecimento como Capital Verde Europeia 2025 será conhecida no próximo mês de junho. A cidade vencedora será anunciada em outubro. Guimarães encontra-se, agora, na corrida pelo título, podendo, em caso de vitória, tornar-se a segunda cidade portuguesa premiada, depois de Lisboa ter ganho este título em 2020.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70