Guimarães faz parte de comissão que promove cuidados de saúde inovadores
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, formalizou, esta quarta-feira, a adesão do município à primeira Comissão Coordenadora do Ecossistema Colaborativo e Multimodal em Saúde do Alto Ave (ECMS-AAVE). A assinatura do documento, subscrito pelas seis autarquias servidas pela Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULSAAV) e por Pedro Cunha, presidente do Conselho de Administração da ULSAAV, teve lugar nas terceiras jornadas do ecossistema, no Centro Cultural Vila Flor.
A participação da Câmara Municipal de Guimarães no ECMS-AAVE “representa o início de um trabalho que vai definir, nos próximos tempos, a estratégica condutora para uma saúde com mais inovação e cada vez mais centrada nas pessoas”, explicou a autarquia, em comunicado.
"Somos, coletivamente, responsáveis por elevar o Alto Ave e afirmar esta região como um exemplo de modernidade, inovação, cooperação e excelência", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, durante as jornadas, assegurando que o município será "um parceiro ativo, comprometido e disponível para fazer parte" da transformação. O autarca espera ainda que as jornadas continuem a garantir que "cada cidadão do Alto Ave" tenha "acesso a cuidados de saúde de qualidade, humanizados, inovadores e integrados".
Recorde-se que o Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave conta com mais de 30 instituições académicas, autárquicas, entidades de saúde, do terceiro sector e instituições tecnológicas. As jornadas decorrem anualmente e pretendem "definir uma estratégia" ao nível da "modernização, humanização e acesso a cuidados de saúde de qualidade e excelência", explica a autarquia em comunicado.