Guimarães assinala dia da pessoa com deficiência com um mês de iniciativas
Os alunos dos Agrupamentos de Escolas Santos Simões, João de Meira e Taipas passaram, nesta quarta-feira, notificações de multa aos automobilistas que estacionaram indevidamente em locais reservados para pessoas com mobilidade reduzida ou sobre os passeios, prejudicando a passagem de cadeiras de rodas e comprometendo a autonomia desses cidadãos.
As multas foram simbólicas e os certificados de “condutor 5 estrelas”, por comportamento correto, também. Intitulada “Tolerância Zero”, a campanha, que se volta a realizar-se no dia 23 de novembro, marcou o arranque do programa para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em Guimarães, que se assinala em 03 de dezembro.
A cargo do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, órgão informal de debate, de consulta e informação com o apoio da Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, as atividades desenrolam-se sob o mote "Consciencializar para Incluir" até 15 de dezembro. O desporto afirma-se como uma ferramenta de inclusão: vários agrupamentos de escolas vão acolher demonstrações de basquetebol em cadeira de rodas, andebol, boccia, goalball e judo, com a presença de pessoas com deficiência a partilharem as suas histórias de vida com alunos e professores até ao final de novembro. No próximo sábado, crianças e jovens vão poder interagir com as jogadoras da equipa feminina de voleibol do Vitória SC, no âmbito da receção ao Benfica, para a Liga Solverde, a partir das 18h00.
O programa tem igualmente em conta pessoas com autismo e dislexia, através do webinar sobre Literacia em Autismo, destinado a professores, assistentes operacionais das escolas e pais interessados, promovido pela Associação Portuguesa Voz do Autista (APVA) em 22 de novembro.
Dezembro com caminhada, espetáculo, oficina e brinquedos
No dia 4 de dezembro, uma Caminhada Inclusiva e Leitura do Pregão percorrerá as ruas de Guimarães, culminando com intervenções do presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, e da vereadora para a Coesão Social, Paula Oliveira.
O Grande Auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor, recebe o "Espetáculo Inclusivo – Vozes pela Inclusão" em 06 de dezembro e o Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão a apresentação do livro "Relatório da Vida do Rémi", da autoria de Rémi Esteves, um jovem com deficiência e utente da Cercigui, no dia 12.
Os Agrupamentos de Escolas Professor Abel Salazar, das Taipas e a Escola Secundária das Caldas das Taipas recebem, nos dias 07, 13 e 14 de dezembro, a oficina "Trocar Por Miúdos - Eu, o Outro e o Mundo", iniciativa que visa explicar a inclusão, equidade e diversidade às crianças, usando métodos lúdicos para promover competências sociais e pessoais, com chancela do Núcleo de Inclusão, Comunicação e Média.
A programação inclui ainda uma sessão de esclarecimento relativa a “Prestações Sociais de Apoio à Pessoa com Deficiência” promovida pela Segurança Social em 12 de dezembro, no Auditório da Universidade do Minho, e a Sociedade Martins Sarmento vai acolher a iniciativa de adaptação de brinquedos para crianças com necessidades educativas especiais, visando garantir a disponibilização gratuita destes brinquedos adaptados às escolas e instituições que apoiam crianças com deficiência, promovida pelo Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho.