Grupo de vimaranenses quer levar curta-metragem a Cannes via TikTok
Um carro, uma loja de doces, o Toural ou a Penha: esses são quatro dos adereços que figuram em “Esquece-te de lembrar”, uma curta-metragem de 02.37 minutos idealizada por Carla Paulino, Francisca Rodrigues, Joana Meneses, João Alves, João Oliveira e Pedro Costa e disponível na rede social TikTok.
Em fevereiro, esse grupo decidiu fazer essa curta-metragem para participar na iniciativa #TikTokShortFilm. Parceira oficial do Festival de Cinema de Cannes, essa rede social convidou criadores a participarem num concurso que, em 2024, reúne 55 países, desde 21 de fevereiro e até 15 de março. Para ser avaliada por um júri associado ao Festival de Cannes, a curta-metragem precisa de estar entre as 60 mais vistas e partilhadas no TikTok.
Selecionados por um júri, os vencedores das três categorias (Grand Gagnant, Melhor Argumento e Melhor Direção) serão convidados para apresentar as curtas e receber os prémios na cerimónia do #TikTokShortFilm, que acontecerá durante a 77.ª edição do festival que decorre no sul de França.
O grande vencedor receberá um prémio de 10 mil euros, enquanto os vencedores das categorias de Melhor Guião e Melhor Direção receberão cinco mil euros cada um para apoiar seus próximos projetos criativos.
No último ano, quando os portugueses Lucas Dutra e Madalena Aragão venceram o prémio de melhor argumento, mais de dois milhões de vídeos foram criados com a hashtag #TikTokShortFilm, o que representou um aumento de quase 180% nos vídeos criados em comparação com 2022.